A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais e da Supervisão de Educação Especial, entregou, nesta terça-feira (26), notebooks ao Centro de Ensino Liceu Maranhense. Os equipamentos serão utilizados para a operacionalidade do Sistema de Informação Digital Acessível (MecDaisy), o que facilitará a leitura de livros para alunos com deficiência visual.
A entrega foi realizada na Sala Multifuncional, que foi preparada pela Seduc, com equipamentos de tecnologias assistivas e outras ferramentas de apoio a alunos com algum tipo de deficiência. A questão da acessibilidade à sala e a outros espaços ficaram por conta da direção do Liceu Maranhense.
Esse trabalho conjunto vem proporcionando o fortalecimento do processo de inclusão escolar, política defendida e trabalhada pela Seduc, com o apoio de escolas como o Liceu Maranhense.
O gestor auxiliar do Liceu Maranhense, Silvio Cardoso Diniz, informou que a escola vem trabalhando já há algum tempo com a política de inclusão escolar. Nesse período a escola passou por várias modificações para que pudessem dar condições de acessibilidade aos alunos com algum tipo de deficiência. Ainda segundo ele, hoje a escola tem condições de atender alunos que necessitem de uma atenção maior, pois vem se preparando ao longo dos anos.
O projeto integra a política de inclusão social do Governo Federal, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC). Por meio da Seduc, estão sendo implantados no estado programas, projetos e ações que objetivam a garantia de inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Para a professora Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco Almeida, supervisora de Educação Especial, o projeto tem várias vertentes significativas que buscam ampliar e otimizar os conhecimentos de pessoas com deficiências. “Toda essa política do Governo Federal é de grande importância, pois, encontra nos gestores estaduais a sensibilidade e força de vontade em proporcionar a esses jovens, ferramentas que venham a facilitar e ampliar a aprendizagem. É a União e o Maranhão trabalhando no sentido de ofertar mecanismos que venham ampliar o conhecimento desses alunos”, comentou.
Segundo os alunos com baixa visão que estudam no Liceu Maranhense, e que serão beneficiários diretos do MecDaisy, a escola já buscava mecanismos de inclusão escolar, adequando espaços, materiais didáticos e procedimentos pedagógicos de acordo com as necessidades.
Vitória Larissa Chaves, aluna do 1º Ano, informou que todo o corpo docente da escola trabalhava no sentido de minimizar a dificuldades que ela e seus colegas viessem a encontrar no dia a dia escolar. “Os espaços foram adequados à nossa realidade, e todo o material pedagógico seguiu o mesmo caminho. Aqui no Liceu Maranhense, eu e mais dois alunos temos baixa visão, e a escola adequou os livros e as provas à nossa realidade, aumentando a fonte das letras para que pudéssemos ler sem grandes dificuldades”, declarou.
A Supervisão de Educação Especial informou que até a próxima quinta-feira, 28, serão entregues mais notebooks em 26 escolas da rede estadual de ensino, que declaram ter alunos com deficiência visual e que prepararam um espaço Multifuncional para receber os equipamentos tecnológicos assistivos.




