A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) promoveu, na tarde desta terça-feira (2), na sala de reuniões da Vice-Governadoria, a 2ª Roda de Conversa sobre Direitos Humanos. A atividade foi realizada com o objetivo de ampliar o conhecimento dos técnicos da instituição acerca de seu papel funcional enquanto gestores das políticas públicas em direitos humanos.
A ideia surgiu como uma medida para o desenvolvimento conjunto das potencialidades e nivelamento da equipe. Foi um momento para a exposição participativa, apresentação de trabalho e realização de oficinas. “Com isso fazemos uma avaliação conjunta, com pessoas de diversas áreas, com conhecimentos e experiências diferentes, amadurecendo o nosso trabalho”, informou Gardênia Santos, facilitadora do evento.
A primeira roda, realizada no dia 27 de setembro, contou a palestra “Considerações introdutórias dos estudos na área dos direitos humanos”, ministrada pela Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira. Organizada de forma a abordar as três dimensões dos direitos humanos, explanou-se, sobre direitos individuais e negativos, sociais fundamentais e de solidariedade.
Na segunda roda, houve a participação da professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Flávia Almeida Moura, que explanou sobre o histórico e a política dos direitos humanos no cenário nacional, com ênfase a conceitos ligados aos fundamentos e princípios da área.
“O trabalho realizado na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania é um trabalho sócio-humanitário, ético, de reconhecimento de direitos, integralização e desafios. E, é nesse sentido que acreditamos muito nas pessoas. Um espaço como este nos possibilita a oportunidade de repensarmos, em conjunto, qual o nosso papel enquanto agentes de uma política pública de Estado”, comentou a secretária Luiza Oliveira.




