Em solenidade no auditório do Palácio Araguaia, teve início na tarde dessa terça-feira, 5, o AcolheSUS Tocantins – 2013. O evento, que acontece até esta quarta-feira, 6, tem por objetivo reunir os 139 secretários municipais de Saúde do Tocantins para acolher e apresentar aos gestores municipais de saúde, do exercício 2013/2016, a organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na abertura do evento estiveram presentes, o Governador Siqueira Campos; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda Magalhães Junior, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva; o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos; a senadora Kátia Abreu; o deputado federal Eduardo Gomes; a representante do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (CONASS), Rita Cantanelli; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Sinvaldo dos Santos; o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Neirton José de Almeida, e outras autoridades.
“Esse é um ótimo momento para a saúde do nosso Estado, pois recebemos aqui um dos homens mais importantes do Ministério da Saúde, e isso sem dúvida vai render bons frutos para nós”, comentou o secretário de Relações Institucionais, destacando a esperança de futuras parcerias com o Governo Federal para uma melhor estruturação da rede de atenção à saúde.
Segundo o secretário de Atenção à Saúde do MS, a sua vinda ao Tocantins está sendo muito proveitosa por observar de perto o andamento das obras na saúde. “É muito bom ver as coisa acontecendo, poder conversar com os profissionais e ver a saúde cumprindo o seu papel de cuidar das pessoas. Estou aqui para reafirmar as parcerias com o MS e garantir que vamos contribuir com novos investimentos e custeio dos serviços, pois o Governo do Tocantins tem se esforçado muito nesse sentido”, explicou.
A secretária estadual de Saúde destacou que o objetivo primordial do evento é fortalecer a rede de Atenção Básica no Estado como um todo, oferecendo todas as orientações e material de planejamento necessários. “Queremos mostrar para os gestores as normas do SUS e a importância de trabalhar dentro delas. Por isso, teremos várias palestras com especialistas no funcionamento do sistema”, enfatizou.




