O secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, também esteve nesta terça-feira (3) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, onde médicos maranhenses e de outros estados estão ministrando palestras no I Congresso Maranhense de Medicina, que reúne estudantes de medicina e profissionais de saúde de todas as áreas da saúde.
Na área de pediatria, o coordenador dos trabalhos foi o diretor do Complexo Materno Infantil Juvêncio Mattos, Claudio Araújo, tendo como palestrantes três doutoras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Patricia Carvalho falou sobre crise convulsiva na infância, atendimento de pronto-socorro; Rosângela Cipriano discorreu sobre antibióticos em infecções comunitárias e hospitalares na pediatria; e Claudia Lopes tratou da avaliação, diagnóstico diferencial e tratamento da dor abdominal aguda na criança. O especialista Sérgio Tadeu Marba, da Unicamp (SP), falou sobre atendimento e transporte do recém-nascido de alto risco.
O professor e doutor Luiz Carlos Korcyasu, de São Paulo, falou sobre os conceitos atuais no tratamento das fraturas expostas. Na especialidade de saúde mental, os palestrantes foram Rosana Darliestero Rodrigues (consultora do Ministério da Saúde), que falou sobre a assistência psiquiátrica em outros espaços de saúde, e Cristoph Botteri Surjus (SP), que discorreu sobre urgência e emergência psiquiátrica. O médico maranhense Gilberto Silva falou sobre leitos psiquiátricos em Hospital Geral.
O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Daniel Rinaldi, falou sobre “Doença renal crônica: epidemia silenciosa”, e o nefrologista Jorge Paulo Strogoff, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), sobre tratamento da insuficiência renal. O coordenador dos trabalhos na área de doenças renais foi o médico maranhense Carlos Macieira.




