O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, inaugurou no último domingo (10), sistema simplificado de abastecimento de água no povoado Quebra-Pote, na zona rural de São Luís. Também inspecionou obras que estão sendo executadas pelo Governo do Estado na comunidade de Cassaco e no município de São José de Ribamar.
O sistema simplificado de abastecimento de água tem distribuição domiciliar com a colocação de um ponto em cada residência e consiste de um poço artesiano e uma caixa d’água com capacidade para 15 mil litros. Em média, o consumo de água por uma família de baixa renda gira em torno de 100 litros ao dia.
Cerca de 300 casas, ao longo de cinco ruas receberam a água encanada, beneficiando aproximadamente 1.500 habitantes do povoado. O sistema foi implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), ao custo de 50 mil reais, oriundos do Tesouro Estadual.
“Água é vida. Trabalhamos com desenvolvimento social e queremos que as pessoas se desenvolvam e façam as suas próprias conquistas. Atuamos também na agricultura familiar, porque a maioria das pessoas ainda está no campo e tem dificuldade para produzir”, destacou Fernando Fialho.
O secretário disse que as ações determinadas pela governadora Roseana Sarney para a agricultura familiar possibilitarão a produção e a geração de renda para que assim a vida das pessoas seja transformada por meio do próprio trabalho.
Moradores e lideranças de diversas comunidades foram prestigiar a abertura do sistema de abastecimento de água no Quebra-Pote, dentre as quais de Rio Grande, Tibiri, Coqueiro, Itapera, Tindiba, Vila Santana, Estiva e Gapara.
“Agora, nossa vida ficou muito melhor. Antes eu carregava uns 10 baldes por dia de água na cabeça e ainda tinha que lavar roupas com água do poço dos outros”, lembrou a moradora Israeline da Paz Santos. “Sem água não somos nada. Em casa em primeiro lugar vem a água”, completou ela.
Para Maria José Oliveira Santos, a chegada da água representa um alívio. “Passei 40 anos carregando pote d’água na cabeça. Todos nós aqui construímos as nossas casas com água carregada em baldes, potes e carroças”. Gelson Machado da Cruz, líder comunitário do Quebra Pote, relembrou o sofrimento da comunidade pela falta de água encanada. “É um sonho realizado de muita gente. Vocês são guerreiros por terem carregado 30 anos os baldes d’água na cabeça”, disse.
Inspeção a obras
Além da inauguração do sistema de abastecimento de água, Fernando Fialho também fez uma visita de inspeção às obras de construção e instalação dos fornos da agroindústria casa de farinha da Associação de Desenvolvimento Agrícola e Social dos Trabalhadores Rurais do Quebra Pote e Cassaco, localizada no povoado Cassaco. No local, conversou com as lideranças sobre a importância do investimento e as capacitações que serão oferecidas pela Sedes aos trabalhadores.
Já em Panaquatira, no município de São José de Ribamar, Fialho vistoriou a finalização das obras de construção e montagem dos equipamentos da agroindústria de processamento de frutas da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, no povoado de Itapari, cuja inauguração está prevista para acontecer ainda este mês.
Fernando Fialho acertou também com o secretário municipal de Agricultura, Pedro Oscar de Melo Pereira, os detalhes da parceria da Sedes com a prefeitura de São José de Ribamar nessa iniciativa.




