Servidores públicos estaduais tiveram uma surpresa nada grata, na última terça-feira, quando receberam os salários referentes ao mês de setembro. Eles reclamam que houve desconto excessivo do Imposto de Renda (IR) nos contracheques.
Conforme uma servidora pública, que preferiu não se identificar, ao invés de pouco mais de R$ 100, o desconto do IR em seu contracheque foi de R$ 450. “É um absurdo porque esperamos o salário para pagarmos as contas e ficamos sem parte do dinheiro. No Recursos Humanos do órgão no qual eu trabalho, ninguém soube dizer o que será feito e se iremos reaver esse dinheiro descontado a mais. Não consigo entender como o governo pode errar nessa contabilidade, pois é algo que é feito todos os meses”, reclamou.
Em nota, a Secretaria Estadual da Administração (SECAD) informou que o desconto nos contracheques referentes ao Imposto de Renda tiveram um aumento na base de cálculo, decorrente dos dois pagamentos efetuados naquele mês – a folha normal e uma folha complementar. Ainda conforme a SECAD, a folha complementar “é atinente às nomeações da nova estrutura de cargos e funções editada pela Medida Provisória n° 12, do mês de agosto”. (Jornal do Tocantins)




