O prefeito Alberto Moreira, em companhia do secretário de agricultura, Anselmo Feitosa e do secretário de administração Valney Barros, entregou mais de 900 quilos de sementes para as famílias da lavoura comunitária. A entrega aconteceu no povoado Buriti.
“Entregamos sementes de arroz, milho e feijão para as 24 famílias que fazem parte do programa PROLAVOURA. Também gradeamos a terra para essas famílias plantarem suas produções”, disse o prefeito Alberto Moreira.
O PROLAVOURA é um programa que vai proporcionar mais renda para os pequenos agricultores do município por meio da lavoura comunitária. A prefeitura irá auxiliar as famílias participantes do programa com máquinas e equipamentos agrícolas e todo o apoio com logística e técnica para a otimização da produção. “Estamos querendo retomar o cultivo dessas terras que sabemos que são terras boas e férteis”, explica Alberto Moreira.
O secretário municipal de agricultura também destaca a importância do programa. “Nós criamos esse programa que contemplou os pequenos produtores que não possuem terra e que são moradores do nosso município. Esse é o pontapé inicial e ano que vem nós vamos fazer muito mais”, ressalta Anselmo Feitosa.
A lavoura comunitária será em uma área cedida à Prefeitura no povoado Buriti e não terá custo para o pequeno agricultor. Preparo de solo, técnicos e agrônomos serão disponibilizados pela prefeitura.
“Como proprietário da terra incentivo até outros proprietários a ajudar o prefeito para poder aumentar as lavouras no nosso município”, disse o produtor Sebastião José.
A produção da lavoura comunitária ficará 95% com os beneficiários e 5% será destinado a prefeitura que distribuirá entre creches, escolas e Cras. Além disso, a prefeitura está em busca de outras áreas em outros povoados para atender mais famílias que vivem da plantação.
“E como nós estamos modernizando, a partir do ano que vem nós vamos viabilizar, além da máquina agrícola para gradear a terra, uma plantadeira para que facilite ainda mais o processo de produção” finaliza o prefeito Alberto Moreira.