- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 01 / julho / 2025

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SÃO MIGUEL: Programa de sustentabilidade vira referência durante mesa redonda na AGROTINS

Mais Lidas

Como exemplo de iniciativa de sucesso, o Programa de Coleta Seletiva e Inovações Sustentáveis, com ênfase na destinação adequada dos resíduos sólidos, do município de São Miguel, no Bico do Papagaio, foi destaque nesta quarta-feira, 14, na 25ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (AGROTINS). Evento ocorreu na capital, Palmas.

O prefeito Alberto Moreira, acompanhado do secretário de Administração, José Valnei Monteiro e do consultor de projetos, Silvio Ney, apresentou toda a estrutura pensada para o programa sustentável, destacando os locais visitados pelo Brasil em busca de modelos eficientes, sobre os investimento em Coleta Seletiva, em Educação Ambiental nas escolas, e na implantação do Prêmio Escola Amiga do Meio Ambiente, com objetivo de mobilizar a comunidade no descarte correto do resíduo, usando a coleta seletiva para recompensas com premiação.

“Nós, que somos da região do Bico do Papagaio, fazemos divisa com uma cidade grande do Maranhão, somos o município que mais cresceu em população, saltando de 10 para 15 mil habitantes, porque estamos com o olhar voltado para o futuro. Nosso projeto contempla Estação de transbordo, maquinário específico para aceleração de compostagem orgânica e lixão zero. Para sair do papel precisa de investimentos. Estamos buscando parcerias no TO e no MA para darmos continuidade no programa que já foi implantado e vem sendo desenvolvido com trabalho de conscientização e ajuda de todos”, frisou Alberto Moreira.

O gestor também elogiou a feira, destacando que se trata de um espaço ideal para troca de experiências, aprendizados, e de também solicitar a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), ajuda do governo estadual, da bancada estadual e federal. Por fim, parabenizou os organizadores da feira e todos que prestigiaram esse momento tão importante de dialogo e conhecimento.

A participação de São Miguel foi durante a mesa redonda “Estratégias para o lixão zero no Tocantins” e reuniu representantes de diversos municípios convidados, entre eles: Juarina, Muricilândia, Palmas, Palmeirópolis, Almas (CIDS Manoel Alves), Lajeado, Novo Acordo, São Miguel do Tocantins, Xambioá e Carmolândia.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade

Últimas Notícias