Município à beira do Rio Araguaia, São João do Araguaia-PA, município que originou Araguatins, realizou neste domingo, 28, pelo quarto ano consecutivo, o seu Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O tema da festa religiosa foi “Caminhando com Maria”.
O ponto alto será a procissão, que saiu às 8 horas da Vila Cajazeiras e com caminhada de 4 quilômetros até o centro de São João, em frente à igreja Matriz, onde aconteceu a missa campal, que finalizou a programação. Antes disso, no sábado, dia 27, a programação começou às 20 horas na Escola Municipal de Ensino Infantil Meirivaldo Paiva, com pregação do convidado especial Ironi Spuldaro, da Canção Nova. Na ocasião aconteceu também a troca do manto da imagem peregrina.
A abertura aconteceu no dia 21 de outubro, com a Santa Missa na Igreja Matriz, em São João. Nos dias seguintes, a imagem peregrina da santa passou pela Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Apinagés; Igreja de São José, na Vila Primeiro de Março; Ponta de Pedra, Diamante e Cajazeiras.
Neste domingo a grande romaria começou às 8 horas, com saída da procissão de Cajazeiras, rumo ao Centro de São João. O encerramento aconteceu com missa campal e pregação de Ironi Spuldaro na Praça São João Batista.
Manto
O manto que recobriu a imagem de Nossa Senhora este ano foi doado e confeccionado pela professora aposentada e artesã Maria do Socorro. Ela diz que herdou a fé da mãe, Maria, uma católica fervorosa. Socorro explica que desde 1979 vem acompanhando as evoluções dos mantos e sempre teve o sonho de fazer a arte uma vez, o que está concretizando agora.
O bordado foi feito a mão livre, com valorização às coisas da terra, origem do povo brasileiro, com miscigenação do branco, com o índio e o negro. O tecido é de algodão cânhamo branco, que simboliza a pureza, o pedido de paz à humanidade e a simplicidade de Nossa Senhora. (Com informações do Correio Tocantins)




