O Memorial Fotográfico da Serra das Andorinhas, entregue recentemente em São Geraldo do Araguaia, tem se consolidado como um importante espaço cultural e educativo na região sudeste paraense. Construído pelo Governo do Pará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), o novo espaço está situado no prédio-sede da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), na avenida Brasil, s/n, no bairro Beira Rio.
O objetivo do Memorial é promover a conservação e a divulgação das riquezas naturais da região. Com um vasto acervo de imagens, o local destaca a diversidade da fauna e flora locais, além de atrativos turísticos como cachoeiras, cavernas e mirantes. As fotos registram também as comunidades, que vivem nas proximidades do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, o que proporciona uma visão abrangente das belezas naturais e culturais da região.
Aberto para visitação de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, o Memorial Fotográfico da Serra das Andorinhas conta com visitas guiadas por técnicos da GRA, possibilitando uma experiência enriquecedora e informativa. O Ideflor-Bio destaca que escolas, universidades e demais entidades interessadas podem agendar visitas pelo e-mail grapesamapa@gmail.com.
Cuidado – A curadoria do acervo contou com a participação do biólogo do Ideflor-Bio, Wagner Bastos. Ele enfatiza o cuidado que a equipe teve para fazer a seleção das imagens que seriam expostas ao público. “Queremos que as pessoas se apaixonem pela Serra das Andorinhas e se sintam motivadas a contribuir para a sua preservação. Cada imagem no memorial foi selecionada para mostrar não apenas a beleza, mas também a importância ecológica dessa área”, afirmou o especialista.
A ideia de construir o memorial surgiu com o objetivo de ampliar a divulgação da Serra das Andorinhas como um importante roteiro ecoturístico e um espaço para pesquisas científicas. Além disso, o espaço serve como um recurso educacional para alunos, acadêmicos e a população em geral, incentivando a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
A gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, reforçou que o memorial é um presente para a comunidade e um convite para que todos conheçam e valorizem as riquezas da terra. Ela disse, ainda, que mesmo sendo recém-inaugurado, nosso espaço tem atraído a atenção de turistas e pesquisadores, consolidando-se como um ponto de referência para o ecoturismo e a educação ambiental na região.
“O Memorial Fotográfico da Serra das Andorinhas é mais do que um espaço de exposição; é um elo entre a comunidade local e a natureza que a cerca. Com iniciativas como esta, a esperança é que a conservação ambiental se torne uma responsabilidade compartilhada por todos que visitam e se encantam com as belezas da Serra das Andorinhas”, frisou.