A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual deflagraram a ‘Operação Tetracarca’, na manhã desta terça-feira (10), no município de São Felix do Xingú, sul do Pará. Foram cumpridos 10 mandados judiciais, sendo quatro de prisão preventiva e seis de busca e apreensão relacionados a crimes de desvios de recursos públicos e corrupção praticados por organização criminosa no município.
Segundo a polícia, os crimes estão relacionados a desvios de recursos de origem própria do município sobre o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cuja fonte arrecadadora e destinatária ao próprio município. O Crime se dava da forma em que a organização criminosa com a participação dos servidores, recebia em mãos os valores referentes ao tributo, deixando de recolherem aos cofres públicos, dando quitação de próprio punho em boletos de pagamento.
As investigações duraram cerca de dois anos com atuação conjunta do Ministério Público do Estado do Pará. Os presos serão encaminhados ao Sistema Penal onde ficarão a disposição da justiça. (G1)




