O armazenamento, transporte, transferência, estocagem e distribuição indevido de combustível, além de ser crime, traz sérios riscos à vida das pessoas e também ao meio ambiente. Informações sobre esse ilícito vêm preocupando moradores e funcionários públicos de São Bento do Tocantins que assistem a Prefeitura Municipal armazenar combustível de forma ilegal em tambores, na garagem municipal sem autorização ambiental ou medidas de segurança.
Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 273, de 29 de novembro de 2000, diz que toda instalação e sistemas de armazenamento de derivados de petróleo e outros combustíveis, configuram-se como empreendimentos potencialmente ou parcialmente poluidores e geradores de acidentes ambientais. Diz ainda que os vazamentos de derivados de petróleo e outros combustíveis podem causar contaminação de corpos d’água subterrâneos e superficiais, do solo e do ar.
As fotos enviadas à redação do jornal Folha do Bico mostram tambores usados para estocar combustível na sede da Secretaria de Obras do município. O combustível estaria sendo comprado em Araguatins à 60 Km de São Bento. As fotos mostram como a gasolina e diesel estão sendo estocados, totalmente de forma irregular, exposta e passível de acidentes ambientais ou explosivos.
Ainda segundo as informações o transporte do combustível também é feito de forma imprópria e extremamente perigosa, sendo transportado na carroceria de um veículo no trajeto Araguatins/São Bento. É importante ressaltar que um acidente pode causar queimaduras graves e até mesmo a morte.
Outro ponto que chama atenção é que na cidade de São Bento existe um posto de combustível. Mesmo assim a Prefeitura prefere buscar o produto de forma irregular em Araguatins.
As imagens foram apresentadas ao Corpo de Bombeiros no final da tarde desta quarta-feira, 27. O orgão deve se manifestar sobre o assunto ainda nesta quinta-feira, 28.








