O democrata Nélio Aguiar, atual prefeito de Santarém, oeste do Pará, foi reeleito para governar o município por mais quatro anos. Ele derrotou nas urnas a candidata Maria do Carmo (PT). O resultado foi confirmado com 92,18% das urnas apuradas.
Em 2016, Nélio Aguiar foi eleito para o primeiro mandato ainda no 1º turno com 96.034 votos, 54,85% dos votos válidos.
Cerca de uma hora após o início da apuração, Nélio já tinha uma diferença de mais de 11 mil votos em relação a sua adversária. Por meio de redes sociais, o candidato divulgou vídeo convocando seus eleitores para irem pra frente da dele comemorar a vitória que ele já dada como certa. Não demorou para que as pessoas começassem a se aglomerar por lá, e muitas não usavam máscaras de proteção.
Campanha e promessas
Durante a campanha, Nélio percorreu bairros reunindo com lideranças comunitárias, visitou comunidades rurais apresentando as propostas do seu plano de governo e nos programas eleitorais, em algumas oportunidades, fez uma espécie de prestação de contas de obras e serviços realizados, com destaque para obras executadas ao longo deste ano, como o anel viário dos bairros Jutaí e Área Verde, orla da Vila Arigó, ampliação da orla na frente da cidade e retomada das obras do Hospital Materno Infantil, entre outras.
Nélio prometeu entre outras coisas: construir mais cinco unidades básicas de saúde; avançar com serviços de drenagem e asfaltamento em bairros periféricos da cidade; concluir as obras e equipar o Hospital Materno Infantil; uniforme escolar gratuito; ampliação da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar; reforma, ampliação e construção de novas escolar; investir na formação continuada de profissionais da educação.
Na reta final da campanha do 1º turno, Nélio testou positivo para Covid-19, foi internado em um hospital particular e dias depois foi transferido para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), onde passou por tratamento de oxigenoterapia e fisioterapia respiratória.
Durante o período em que esteve internado, seu vice, José Maria Tapajós (PL) assumiu o comando da campanha nas ruas participando de caminhadas, reuniões com lideranças comunitárias e visitas a comunidades rurais.