Faleceu na tarde desta sexta-feira (6), aos 76 anos, Pedro Lopes da Silva, primeiro prefeito da cidade de Sampaio, no Bico do Papagaio. Ele estava internado devido a uma pneumonia e também enfrentava complicações do mal de Parkinson.
Pedro Lopes iniciou sua trajetória política em Augustinópolis, na década de 1980, onde foi eleito vice-prefeito na chapa de Manoel Marinho de Sousa Brito. Com a renúncia de Manoel Marinho, assumiu interinamente a prefeitura do município, ganhando projeção política.
Com a criação do estado do Tocantins, em 1988, e a posterior emancipação de Sampaio de Augustinópolis, Pedro Lopes tornou-se o primeiro prefeito do novo município, governando entre 1989 e 1992. Mais tarde, foi novamente eleito para administrar Sampaio, com mandato entre 1997 e 2000.
Pedro Lopes deixa um legado político marcado pelo pioneirismo e pela contribuição à consolidação do município de Sampaio. O ex-prefeito também é lembrado por seu trabalho em prol do desenvolvimento da região durante o período de transição política e administrativa do Tocantins.
A família ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento. Autoridades e lideranças políticas locais lamentaram a perda.