Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Salame e Maurino começam a discutir transição do governo em Marabá

Noticias Relacionadas

O prefeito eleito de Marabá, João Salame Neto (PPS), e seu vice, Luiz Carlos Pies (PT), ja realizaram a primeira reunião com o atual gestor municipal, Maurino Magalhães (PR), para discutir o processo de transição da administração municipal. O vice-prefeito eleito, Luiz Carlos, informou que a reunião aconteceu no gabinete do prefeito, e Maurino mostrou-se bastante solícito e garantiu que a equipe do futuro governo terá acesso às informações necessárias para começar a projetar a administração municipal a partir de 1º de janeiro de 2013.

Segundo Luiz Carlos, uma nova reunião ficou agendada para esta sexta-feira, 26, já com a participação de vários secretários municipais, para ajudar no processo de transição. Ficou definido que uma equipe com cinco pessoas do grupo de Salame e outras cinco do governo de Maurino será formada para discutir projetos que estão em curso. “A transição vai funcionar oficialmente a partir do dia 1º de dezembro, quando passaremos a ter acesso a todas as secretarias. Acreditamos que haverá uma relação pacífica”, prevê Luiz Carlos.

O vice-prefeito disse que uma das principais preocupações da futura gestão é em relação ao Orçamento 2013, que deverá ser aprovado até o final deste ano. Questões estratégicas como um financiamento junto à Caixa para fortalecer o poder de investimento do município deverão ser incluídos, ainda que em forma de emenda. Para tanto, o próprio Luiz Carlos deverá participar de reuniões com o atual secretário de Planejamento, Wilson Marques, para acompanhar a formatação do Orçamento para 2013, com o objetivo de realizar os ajustes necessários. “Acreditamos que até final de dezembro a peça orçamentária deverá ser aprovada pela Câmara”, observa ele.

Em relação aos nomes que formarão a equipe de transição, Luiz Carlos disse que ainda não está definida e nem deu pistas de quem deverá compô-la. Ontem à tarde, ele e João Salame seguiram para Belém, onde foram manter contato com deputados estaduais para discutir o Orçamento do Estado para 2013, com técnicos dos tribunais de contas, entre outros órgãos. Eles deverão retornar amanhã, quarta-feira, quando terão uma reunião com a Superintendência da Caixa em Marabá, para discutir condições para o financiamento que pretendem contrair para investir no município. Nos dias 6 e 7 de novembro, Salame e Luiz Carlos vão a Brasília para discutir com ministérios, partidos, deputados federais e senadores emendas para beneficiar Marabá no Orçamento do próximo ano.

Depois disso, é quem retornam a Marabá e Salame deverá discutir, a partir do dia 15, a composição de seu governo, definindo qual espaço cada partido terá. “Não queremos, neste momento, misturar as coisa, colocar o carro na frente dos bois. Cada item a seu tempo”, ressaltou Luis Carlos.

Indagado que espaço ele mesmo terá no governo, o vice-prefeito mostrou-se humilde e disse que sua intenção é trabalhar na retaguarda, na área do orçamento, para subsidiar o prefeito, para que este tome decisões políticas, mas com base técnica. Por falar em Orçamento, Luiz Carlos observa que no primeiro semestre de 2013 deverá realizar várias reuniões com a sociedade local para discutir o PPA (Plano Plurianual), quando deverá definir o plano de ação e a estrutura ideal do governo. “Mas não está descartada uma reforma administrativa no final deste ano”, ressaltou. (Ulisses Pompeu – Correio do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias