Encerrada, neste domingo (20), a 13ª Feira Agropecuária de São João dos Patos (Exposertão). O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e o adjunto Raimundo Coelho de Sousa, participaram do evento, que teve na programação shows regionais e nacionais, Concurso Leiteiro, Boi no Rolete, Cavalgada, apresentações culturais, artesanato regional e leilões.
As ações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e de seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), foram apresentadas ao público num stand montado na feira, dentre elas, a fiscalização da entrada e saída dos animais que estão participando da feira, a distribuições de sementes, tanques de resfriamento de leite e o combate à febre aftosa.
Cláudio Azevedo ressaltou o crescimento da Região do Médio Sertão, que possui uma quantidade significativa de rebanhos do Maranhão, com cerca de 262. 154 mil bovinos. “A governadora Roseana Sarney está trabalhando para que o Maranhão cresça cada vez mais no setor agropecuário. O alcance, até o final do ano, da classificação de zona livre de febre aftosa será um grande avanço para impulsionar a pecuária do Maranhão”, afirmou ele.
O secretário-adjunto,Raimundo Coelho de Sousa, destacou a importância de exposições como essas, que segundo ele, estimula a troca de experiências e conhecimentos entre os expositores. “A cada ano que passa a Exposertão cresce porque os agropecuaristas dão credibilidade à feira. E isso enriquece muito o setor. Além disso, podemos ressaltar a troca de experiências com outros estados e isso é muito importante para o Maranhão”, disse.
A Região do Médio Sertão conta com um rebanho bovino de 262. 154 mil. No município de São João dos Patos esse rebanho chega a 23 mil e as cidades de Colinas, Mirador, Buriti Bravo chega em torno de 34 mil bovinos. As raças mais encontradas nessa região são as nelores, gir, holandês, giralondo, jersey, Santa Gertrude, pardo suíço e alguns animais mestiços.
Leilão
Um dos momentos mais importantes durante a Exposertão foi o Leilão de animais, que contou com a participação do secretário Cláudio Azevedo.
Nele foram comercializados 175 bovinos, oito caprinos, 26 ovinos e cinco equinos. Os bovinos durante o leilão, mais comercializados foram os das raças, nelore, pardo suíço, holandês, girolando, Jersey, mestiço, santa gertude e gir. Já os ovinos das raças dorpe e Santa Inês e os caprinos: Boer e o anglonubiano. A comercialização dos bovinos saiu em uma média de R$ 3.500 reais.
Durante o leilão, o prefeito de São João dos Patos, José Mário, agradeceu a presença e o apoio do secretário Cláudio Azevedo e disse que o trabalho realizado pela Sagrima é de suma importância para impulsionar o setor produtivo. “A parceria do Governo do Estado, por meio da Sagrima é de suma importância no processo de desenvolvimento da nossa região. A cada ano que passa essa exposição cresce porque podemos hoje mostrar o que a nossa agricultura e pecuária vem contribuindo para o desenvolvimento do Estado”.
Agrobalsas
O Governo do Estado, por intermédio da Sagrima, vem incentivando as feiras agropecuárias em todo o Maranhão, com o objetivo de inovar e incentivar o empreendorismo junto ao produtor com as aplicações das inovações tecnológicas. E a cada ano que passa, a Sagrima se faz presente nesses eventos.
Nesta terça-feira (22), a secretaria vai estar no Agrobalsas 2012, com um estande mostrando as ações executadas pelo Sistema Sagrima.




