Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, janeiro 22, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ruraltins, Seagro e BB assinam termo de cooperação

Noticias Relacionadas

Foi assinado na tarde desta sexta-feira, 6, o termo de cooperação entre a Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação Banco do Brasil e Fetoapi – Federação Tocantinense dos Apicultores. A assinatura aconteceu na sede da superintendência do Banco e reuniu apicultores dos municípios de Colinas, Crichás, Brejinho de Nazaré e Palmas.

O acordo de cooperação técnica tem vigência de dois anos a partir da assinatura e visa o estabelecimento de relações mútuas, especialmente técnicas e gerenciais, para coordenação e supervisão da implantação do projeto de desenvolvimento da apicultura no Estado. Pelo documento, o Ruraltins oferecerá assistência técnica específica e continuada, por meio de cinco técnicos dos municípios de Araguatins, Barrolândia, Palmas, Palmeirante e Gurupi. Nesse sentido, a iniciativa contribuirá para a consolidação e fortalecimento da capacidade produtiva dos apicultores, organizados e m associações e/ou cooperativas, aumentando a ocupação produtiva e geração de renda de agricultores familiares, incluindo-os em atividades economicamente rentáveis.

“Por meio desse acordo estaremos fortalecendo os apicultores do Estado, ajudando-os a impulsionar a atividade, a qual o Ruraltins já presta assistência e acompanhamento por meio da extensão rural”, enfatizou a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida.

O apicultor Custódio da Silva, 66, produtor da zona rural do entorno de Palmas e com propriedade também no km 45 do Município de Dueré, considerou a parceria firmada importante para sua atividade, “o Ruraltins me ajudou com a construção do meu projeto de apicultura. Fico feliz porque é mais um apoio e acredito que esse acordo firmado vai nos ajudar a melhorar a produção”, disse Silva, ressaltando que trabalha na atividade a mais de 30 anos, e atualmente possui 150 colmeias, com uma produção em torno de cinco toneladas ao ano.

De acordo com o gerente de Negócio, Varejo e Governo do Banco do Brasil, Elondir Biazibetti, a instituição oferece aos produtores linha de crédito, por meio do Pronaf, – O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, com valores em até R$ 120 mil para cada benefício e com taxas de juros de 2% a.a.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias