
Quinze municípios do Bico do Papagaio serão beneficiados esta semana com a Caravana da Juventude nas Escolas, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Superintendência de Juventude.
Palestras de conscientização sobre as consequências do uso de drogas, do consumo excessivo do álcool e cuidados com a saúde, dentre outras.
O superintendente estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha, concedeu entrevista exclusiva ao webjornal Folha do Bico, e falou sobre a Caravana e sobre as políticas públicas de juventude desenvolvidas pelo estado.
Entrevista:
1 – Superintendente, qual a expectativa para a realização da Caravana da Juventude nas Escolas do Bico durante toda esta semana?
A Superintendência Estadual de Juventude dentro das suas atribuições tem como expectativa levar o protagonismo juvenil e o empreendedorismo social efetivando projetos e ações nos 139 municípios e na região do Bico do Papagaio.
2 – O que os jovens e adolescentes podem esperar de novidades durante a programação?
A programação que acompanha a Caravana da Juventude são todas as ações de governo dentro de uma construção de uma política transversal. Ou seja, as políticas de juventude percorrem toda a esfera de governo como; saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, turismo, trabalho e emprego, desenvolvimento social entre outras importantes ações de governo.
Especificamente nesta região do Bico do Papagaio após consulta prévia estamos com ações e programas que provoque o desenvolvimento da criança, adolescente e jovem mas com foco preventivo.
3 – O que o senhor poderia destacar como ações para a juventude, além da Caravana da Juventude nas Escolas, durante a atual gestão?
São diversas ações como as conferências municipais, a estadual e nacional que nos orientaram a seguir dentro da lei, em busca dos nossos diretos e ocupando todos os espaços vazios onde nos reunimos com todos os segmentos de juventude do estado do Tocantins. Juntos discutimos ações, debatemos projetos e mapeamos desafios. Em parceria com a saúde aumentamos as ações de conscientização no trânsito em parceria com o DETRAN devido mas de 78% dos acidentes de trânsito envolver jovens por vezes fazendo uso indevido de álcool. Na Secretaria de Cidadania e Justiça – Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas estamos construindo o 1° Centro de Internação para jovens dependentes químicos do estado do Tocantins, lançamos o projeto “ACOLHER”, fortalecemos as ações preventivas nas Escolas e em parceria com diversos parceiros estamos desenvolvendo o projeto Eu Acredito. Todas as pastas do governo temos ações e projetos em andamento.
4 – Hoje, o problema das drogas é visto pela sociedade como um mal que afronta gravemente a sociedade. A Superintendência tem buscado formas de orientar constantemente a juventude no estado?
O problema das drogas não é somente mais uma preocupação da Superintendência Estadual de Juventude, mas sim de governo, hoje procuramos ter ações integradas que envolvam as três esferas de poder agindo na prevenção, tratamento e repressão.
Equipes com capacidade técnica foram qualificadas para atuar a frente de cada problema sempre afim de buscar soluções e garantir direito como nos orienta o Estatuto da Juventude.
O maior desafio sem dúvida nasce na família, pois onde deve nascer os princípios básicos que fortalece um cidadão como o respeito, limites, honestidade, visão de futuro, educação e equilíbrio emocional para se superar os principais desafios da vida. As drogas destroem, mas muitos buscam as drogas devido uma ” droga ” de vida que escolheram para si e não suportam as cobranças da vida.
5 – Outro problema grave que afeta diretamente a juventude no estado e no país é o desemprego. Em um momento de crise econômica que o Brasil vive, que mensagem o senhor deixaria para que os jovens do Bico possam superar esse momento e encontrar saídas?
Crise! As crises, situações econômicas e instabilidades fazem parte da construção das nossas vidas! Somos de uma cultura que aprendemos a esperar as coisas acontecerem mas o protagonismo juvenil e o empreendedorismo social vem com muita força desmistificando isto no Brasil e no estado do Tocantins não vai ser diferente. Adolescentes e Jovens estão encontrando seus potenciais, unindo aos seus talentos e buscando através do conhecimento encontrar maneiras de empreender. Oportunidades se cria, se busca, se encontrar diante das diversas riquezas nas mais variadas regiões do Tocantins. Engessar talentos seria um crime, uma falta de respeito quando somos tão ricos e ao mesmo tempo diferentes. A palavra riqueza às vezes é mal interpretada, ninguém nasce com dinheiro, mas com dons e isto geram riquezas mas sempre acompanhado de valores, princípios e muito trabalho. O trabalho muda vidas e é sem duvida um grande desafio para qualquer governo. Mas estamos lançando no Tocantins o Pronatec onde diversos cursos estado sendo oferecidos.
6 – Deixe uma mensagem para a juventude biquense e o convite para que eles participem dos eventos da Caravana da Juventude nas Escolas esta semana.
Minha principal mensagem é o otimismo. Não deixamos as dificuldades serem barreiras em nossas vidas. Os problemas não são algo específico da região do Bico do Papagaio, mas sim de São Paulo, Rio de Janeiro, Paris ou Alemanha e as respostas e soluções passam sempre por três aspectos; o querer, o buscar e principalmente desejo de superar barreiras. Não existe sucesso sem a nossa parcela de contribuição. Todos os grandes líderes tem o seu valor e nós observamos atentos qual caminho devemos seguir rumo a construção das nossas vidas.
Nunca se terá sucesso sem trabalho, esforço e dedicação. Juntos podemos vencer, pois não está nas oportunidades, mas como lidamos com as diversas oportunidades que a vida nos oferece.




