- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 03 / maio / 2025

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ricardo Ayres defende plebiscito em 2026 sobre anistia aos réus do 8 de janeiro

Mais Lidas

O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) defendeu, em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, a realização de um plebiscito durante as eleições de 2026 para que a população decida sobre a possibilidade de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Para o parlamentar, a consulta popular seria uma alternativa democrática e juridicamente mais segura diante do impasse político e institucional que envolve o tema.

Segundo Ayres, o Supremo Tribunal Federal já sinalizou que pode considerar inconstitucional qualquer projeto de anistia aprovado diretamente pelo Congresso, o que reforça a necessidade de submeter a decisão ao voto popular. “Defender o plebiscito sobre a anistia dos réus do 8 de janeiro é oferecer uma saída democrática, legítima e com mais segurança jurídica para um tema que divide o país”, afirmou.

O deputado também criticou a paralisia da Câmara em relação a outras pautas consideradas urgentes, que estariam sendo prejudicadas pelo embate sobre o tema da anistia. Para ele, a inclusão do plebiscito nas eleições de 2026 permitiria encerrar o debate de forma pacífica e soberana, com a participação direta do eleitorado.

“A população deve decidir, com responsabilidade e clareza, como encerrar esse capítulo da nossa história. O plebiscito é uma forma de resgatar a legitimidade do processo democrático e devolver ao povo o poder de decisão sobre um tema sensível e controverso”, concluiu Ayres.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade

Últimas Notícias