Os partidos PP, PT, PMDB, PV e PR podem estar juntos nas eleições de 2014, em oposição ao governador Siqueira Campos (PSDB). O senador João Ribeiro (PR), que está de licença do Senado para tratamento de saúde, afirmou que uma articulação forte já é organizada para vir como oposição ao governo do Estado em 2014. Os ex-governadores Marcelo Miranda e Carlos Henrique Gaguim, ambos do PMDB, confirmaram as articulações e declararam que a intenção é fortalecer uma união contra o atual governo.
O senador João Ribeiro disse que já houve conversa com o PMDB, PP e PV, e deixou transparecer que uma aliança pode ser formada futuramente, mas não confirmou nenhuma união oficial. Ribeiro também se mostrou interessado em ser candidato a governador. “Já assumi todos os cargos políticos no Tocantins, só posso ser governador agora”, afirmou.
Ele ainda declarou que conversará com o PSD, da senadora Kátia Abreu. “Nós temos uma boa relação, ainda vamos conversar”, disse. O senador já havia reforçado que desde as eleições municipais do ano passado, não tem mais vínculo com o governo do Estado.
PMDB
Marcelo Miranda declarou que a intenção é que as siglas marchem juntas como oposição ao grupo União do Tocantins, composto por partidos da base aliada de Siqueira Campos. Miranda disse que já conversou com o presidente do Diretório Estadual do PT, Donizeti Nogueira, mas que ainda não existe uma aliança oficial entre os partidos. Contudo, PT e PP já formalizaram uma união para 2014, como oposição ao atual governo do Estado.
Gaguim também confirmou que o PMDB já tem conversado com o PT, PR e PV e ressaltou que Ribeiro é um nome forte para ser candidato ao governo do Estado. Para ele é preciso que todos os partidos se unam e a definição do nome para candidatura de governador deve ser a pessoa que tiver as melhores condições, melhor desempenho em pesquisa. “Vamos trabalhar para que o nome seja do PMDB, inclusive o meu se eu tiver um bom desempenho nas pesquisas e esteja apto para disputa, com a ficha limpa”, destacou.
PV
O PV, em coletiva realizada na última terça-feira, através de seu presidente, o deputado estadual Marcelo Lelis, declarou que as articulações de aliança com o PR avançaram. O ex-vereador e membro do Diretório Estadual do PV, Evandro Gomes, afirmou que a sigla já conversou com o ex-prefeito da Capital Raul Filho (PT) e com Miranda. Lelis também não descartou a possibilidade de se unir com o PP, do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, que por sua vez, fez articulações políticas com Ribeiro em visita feita em São Paulo, na última sexta-feira.
Crítica
O senador João Ribeiro (PR) avaliou a gestão do governador Siqueira Campos (PSDB) como ruim, e afirmou que ele não conseguiu fazer uma boa administração. “Fez muito pouco para o interior e para a Capital”, disse. (Com informações do JT)




