
A onda de protestos e mobilização de profissionais da Educação dos municípios biquenses segue crescendo, após prefeitos da região suspenderem ou retirarem direitos já adquiridos por meio dos Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica e Apoio Administrativo da Educação Básica (PCCR) para cumprirem o novo piso do magistério ou efetivamente não pagarem o reajuste determinado por lei federal, que instituiu o valor do Piso Salarial Profissional Nacional à Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) para R$ 3.845,63.
Profissionais do município de Riachinho, aproveitaram a presença do governador, Wanderlei Barbosa, este final de semana no município, para entregar uma carta ao gestor, para que o mesmo ajude a sensibilizar o prefeito, Ronaildo Bandeira (SD). Leia a carta dos educadores:
CARTA AO GOVERNADOR DO TOCANTINS
Riachinho-TO, 26 de fevereiro de 2022
Excelentíssimo Senhor Governador Wanderlei Barbosa,
Nós, trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Riachinho-TO, manifestamos através dessa, nosso descontentamento em relação à falta de ação imediata do Prefeito Ronaildo Bandeira em relação ao cumprimento da Lei do Piso Salarial do Magistério. Sabemos que a legislação estipula a vinculação aos salários dos servidores a partir de 1º de janeiro mediante a publicação da Portaria do MEC, que garantiu para o ano de 2022 o valor mínimo para o professor de nível médio a quantia de R$ 3. 845, 63 reais.
Entendemos que as metas do PNE como também do PEE/TO e PME só serão alcanças se realmente houver o regime de colaboração entre os entes federados. Pois, assim como a Vossa Excelência divulgou através das mídias que cumprirá o Piso Salarial dos Professores da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, nós, da Rede Municipal de Ensino de Riachinho-TO, também, aguardamos o comunicado oficial de nosso prefeito. A fim de nos sentirmos valorizados e como pronunciou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, “a valorização dos professores vai muito além do reconhecimento por meio de melhores salários, é preciso reconhecer”, sim, reconhecer que somos os protagonistas na recuperação da aprendizagem dos estudantes, especialmente neste ano 2022, que forçadamente ficaram dois anos afastados da escola, e agora precisam regressarem às aulas presencias.
Portanto, solicitamos ao ilustre excelentíssimo governador do Tocantins, Wanderlei Barbossa, que interceda por nós. E, possa sensibiliza ao nosso gestor municipal quanto à garantia ao cumprimento do Piso Salarial do Magistério e da Meta 18 do PNE que trata do Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação que em nosso caso não vem sendo efetivado há bastante tempo. Queremos enfatizar que acreditamos nesta gestão municipal e, portanto, aguardamos ansiosamente por ações efetivas e positivas que venham beneficiar à categoria e à educação municipal.
Att,
Trabalhadores em educação do município de Riachinho-TO