
Educadores da rede municipal de Educação do município de Riachinho, no Bico do Papagaio, deflagraram greve geral nesta terça-feira, 9. O motivo alegam os educadores seria a desvalorização da categoria, como retirada de benefícios e não concessão de reajustes salariais durante a gestão da prefeita, Diva Ribeiro de Melo (PR). A greve segue por tempo indeterminado.
Segundo os educadores, desde 2017, início da atual gestão, os profissionais estão sofrendo com cortes de benefícios que ocasionaram redução salarial. A alegação da prefeita é que os benefícios foram concedidos de forma ilegal nas gestões anteriores, a exemplo do reajuste anual da data-base e plano de carreira.
Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), Regional de Araguaína, Rosy França, afirmou que apesar da prefeita alegar que os benefícios são ilegais, a gestora nunca enviou nenhum projeto à Câmara para regularizar a situação. Ainda segundo o sindicalista, vários professores tiveram redução salarial de cerca de R$ 800 nos últimos dois anos.





