Produtores do município de Riachinho comemora a volta do programa Compra Direta local. O programa Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) mais conhecido como Compra Direta Local que objetiva estimular a produção agrícola familiar garantido a comercialização dos seus produtos com preços justos, tem recebido o apoio e o incentivo da prefeitura municipal. O município de Riachinho voltou a investir no programa que hoje conta com 70 Agricultores já cadastrados.
O programa do governo federal, (MDS) em parceria com estados e municípios, tem contribuído para que o agricultor possa comercializar até R$ 6.500,00. De acordo com a prefeitura até o final do ano está previsto um investimento de R$ 500 mil reais. Os produtores locais interessados devem procurar a Ruraltins para realizar seu cadastro.
De acordo com o chefe do órgão em Ananás, Rodrigo Balbino Calçados, todo Agricultor deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), de posse desse documento é possível fazer o cadastramento. O órgão é responsável por comprar e doar simultaneamente para os entes que são atendidos pelo programa: escolas, unidades de saúde, Cras e entidades sem fins lucrativos, cozinhas comunitárias, etc.
Para a prefeita Diva Melo, o investimento é necessário uma vez que visa atender os beneficiários que estão em estado de insegurança alimentar. “Esse programa foi uma das nossas propostas de campanha, hoje é realidade no município e esse recurso garantido através do governo federal vai fortalecer nosso homem do campo, que agora poderá comercializar seu produto no próprio município”, garantiu. (Letícia Cardoso)




