
Após quase dois anos de aulas em formato remoto devido à pandemia da Covid-19, o tão aguardado retorno às aulas presenciais na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) se deu nesta segunda-feira, 14, nos Câmpus de Araguatins e Augustinópolis, bem como nos demais em outra regiões. O semestre letivo 2022/1 da Unitins teve início no dia 1º de fevereiro, com a já tradicional Semana Integrada.
Foram dias de muita expectativa e esse retorno presencial foi aprovado depois de ampla discussão mediante um protocolo específico debatido no Conselho Universitário (Consuni).
No Câmpus Araguatins foi marcado pela palestra “Somos todos seres emocionais”, organizada pela Direção da unidade em conjunto com as Coordenações dos cursos de Letras e Pedagogia e o Núcleo de Apoio Psicossicosocial e Educacional (Nape) do Câmpus Araguatins. A atividade foi ministrada pela professora Miliana Augusta Sampaio, do curso de Pedagogia.
O objetivo, segundo a palestrante, foi mostrar para os alunos que a universidade está de braços abertos para recebê-los e acolhê-los. “Retornamos com a sensação de que vamos dar sequência àquilo que a gente já vem fazendo há dois anos nessa pandemia, mas agora com olho no olho, podendo ver as emoções, podendo sentir essas emoções junto com eles e, principalmente, trabalhando esse emocional deles para essa nova realidade que a gente está vivenciando”, destacou Miliana.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, classificou o retorno como satisfatório e celebrou a chegada de mais duas turmas à instituição. “Ver esse pátio cheio, ver as caras conhecidas de muitos alunos que a gente tem relacionamento no dia-a-dia é muito gratificante. E é mais gratificante ainda ver duas turmas de calouros que estão depositando confiança no nosso trabalho, acreditando que ao final desses quatro anos eles vão olhar para trás e sentir orgulho da trajetória deles aqui na universidade”.
Em Augustinópolis, a diretora do Câmpus, Gisele Padilha, reforça que todas as orientações estão sendo seguidas com o objetivo de evitar a contaminação pelo vírus entre os membros da comunidade acadêmica. “Estamos retornando hoje cumprindo todos os protocolos de saúde, trazendo todas as orientações do protocolo institucional e a nossa expectativa é que tudo ocorra com tranquilidade e que a gente consiga dar continuidade nas aulas em formato presencial”.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, é preciso um esforço coletivo para alcançar bons resultados. “Depois de dois anos de pandemia é muito bom olhar para os rostinhos dos nossos alunos e ver eles de volta. A universidade se preparou, está bem organizada para receber os alunos, seguindo todos os protocolos, e agora é preciso fazer a conscientização desses alunos porque é um processo feito em conjunto, mas eu tenho certeza que com a equipe que a gente tem, com os alunos dedicados que a gente tem, vai tudo dar certo”.




