Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Release Workshop Mudanças Ambientais e Conservação da Fauna do Rio Tocantins‏

Noticias Relacionadas

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2012, IBAMA, Universidade Federal do Tocantins, Embrapa, Naturatins, Investco, Enerpeixe, Tractebel/CESS e CESTE realizarão o workshop “Mudanças Ambientais e Conservação da Fauna de Peixes do Rio Tocantins” em Palmas.

O evento foi motivado pelas constantes ocorrências de mortandade de peixes observadas nos últimos anos na bacia do rio Tocantins e será uma oportunidade para a troca de informações, o aprendizado coletivo e a ampliação das discussões, que até então estavam restritas a cada empreendimento individualmente. No workshop as instituições envolvidas farão uma análise conjunta dos efeitos ocasionados pelos empreendimentos instalados na bacia sobre a fauna de peixes, proporcionando uma oportunidade de busca por alternativas mais efetivas para a sua conservação e a minimização de conflitos, uma vez que as soluções poderão ser buscadas de forma mais integrada.

Considerando que atualmente existem sete grandes usinas hidrelétricas instaladas na Bacia do Rio Tocantins (Tucuruí, Serra da Mesa, Luís Eduardo Magalhães, Cana Brava, Peixe Angical, São Salvador e Estreito), outras quatro em diferentes fases de estudo ou licenciamento (Marabá, Serra Quebrada, Tupiratins e Tocantins) e mais de 40 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em funcionamento ou em processo de licenciamento, este workshop servirá de exemplo para a bacia do rio Tocantins e para outras bacias onde usinas hidrelétricas vêm sendo ou serão construídas, no sentido de proporcionar uma visão interligada dos empreendimentos e da bacia.

A programação abrangerá apresentação dos resultados do monitoramento de peixes de cada empreendimento; palestras de especialistas da área de ictiologia (estudo dos peixes) e da área de operação de usinas (sistema elétrico nacional); além de discussões temáticas em grupos de trabalho específicos.

A participação no evento será restrita às instituições envolvidas e convidados, por tratar-se de uma discussão de cunho unicamente técnico, no entanto, ao final, seu resultado será divulgado através de um documento oficial do evento. (Patrícia Barba Malves)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias