As primeiras ações de fiscalização do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins no ano de 2010 foram o combate à pesca predatória durante o período da Piracema. No início desta semana, nos dias 5 e 6, os trabalhos foram executados pela equipes das Unidades Regionais de Tocantinópolis e Araguatins, região norte do Estado.
As ações resultaram no recolhimento de quase três mil metros de redes malhadeiras, materiais predatórios e ainda a captura de quatro aves silvestres.
Em continuidade aos trabalhos rotineiros de fiscalização e também em atendimento a denúncias do Linha Verde (0800-631155), a equipe da regional de Tocantinópolis trabalhou nas mediações do Rio Tocantins e seguiu até o município de Aguiarnópolis que resultou no recolhimento de 711 metros de redes malhadeiras.
No município de Araguatins a equipe focou suas ações também no Rio Tocantins entre os municípios de Itaguatins e São Sebastião do Tocantins que resultou no recolhimento 2.180 metros de redes malhadeiras de diversos tamanhos, quatro espinhéis, 100 quilos de pescados e quatro curiós.
Conforme o relatório, não houve multas, pois os infratores evadiram do local. O pescado apreendido foi doado a moradores ribeirinhos e comunidade carente de Praia Norte.
Nas duas operações foram feitas abordagens a barcos de transporte de passageiros que foram orientados sobre a necessidade de pescar dentro das normas estabelecidas pela lei ambiental destacando a importância da piracema.
Piracema
A portaria que está em vigor desde o dia 1º de novembro a portaria do Naturatins, de nº 678, que proíbe a pesca em todos os rios e lagos interiores do Estado, e segue até o dia 28 de fevereiro de 2009. (Fábio Souza)