Conhecer as ações de Vigilância Sanitária é o foco principal do Curso de Capacitação em Vigilância Sanitária e da oficina para elaboração da Programação Anual de VISA. Mais de 50 profissionais das Vigilâncias Sanitárias Municipais receberão o treinamento, que será realizado nesta segunda-feira (18) e se estende até sexta-feira (22), no auditório da Auditório da SEMUS, localizado na Av. Dorgival Pinheira de Sousa esquina com Coriolano Milhomem, Centro – Imperatriz, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.
Dentre os assuntos debatidos estarão os medicamentos, alimentos, licenciamento sanitário, Sistema Nacional de Informação em Vigilância Sanitária – Sinavisa, Ações de Educação e Mobilização no Contexto da Vigilância Sanitária, Uso da Comunicação em Vigilância Sanitária, além da oficina para elaboração da Programação Anual de Vigilância Sanitária (PAVS).
A Suvisa disponibilizou três vagas para os profissionais da vigilância sanitária de cada município. A exigência mínima de presença para recebimento do certificado será de 80%.O curso será oferecido pela Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde e executado pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“A qualificação e atualização do conhecimento na área das ações de vigilância sanitária são extremamente necessárias. Nossas legislações sofrem mudanças continuas por meio das Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC). O profissional tem que estar sempre se atualizando para que possa oferecer um trabalho de qualidade à população de seu município”, observou o superintendente de Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Jessé Silva Gonçalves.
Paralelamente ao curso, a Vigilância Sanitária Estadual realizará treinamento sobre a RDC 20/2011-ANVISA, Projeto VISA nas Escolas e VISA Itinerante.
O evento da RDC n.º 20, de 5 de maio de 2011, que revogou todas as resoluções anteriores sobre o tema, tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas apresentadas após a publicação da norma quanto aos procedimentos relativos à dispensação e controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição médica, isoladas ou em associação.
Na Escola Municipal Pedro Abreu os alunos conhecerão melhor o trabalho desenvolvido pelos profissionais de Vigilância Sanitária, de forma lúdica, através de um grupo de teatro, que se apresentará às 10h, com os seguintes temas: higiene corporal, alimentação saudável e uso correto de medicamentos.
Depois, em sala de aula, esse assunto será trabalhado por professores e alunos, os quais receberão um kit com cartilhas do Projeto VISA nas escolas.
O Projeto VISA Itinerante tem como principal objetivo criar um canal de comunicação com a sociedade e com os setores ligados à saúde. As atividades do projeto acontecem na Praça de Nossa Senhora de Fátima, a partir das 16h até 22h, por meio de um sistema de sonorização. Estarão sendo prestados esclarecimentos quanto à qualidade de alimentos, uso de medicamentos, funcionamento adequado de estabelecimentos de saúde como também de bares, restaurantes, padarias e outros. Além de recebimento de reclamações referentes a riscos sanitários e entrega de panfletos educativos a população.




