O recadastramento biométrico dos mais de 25 mil eleitores de Canaã dos Carajás vai começar no próximo dia 17 deste mês.
A Prefeitura Municipal já fez todas as adequações no prédio que vai receber os eleitores – o antigo Centro de Convivência do Idoso (Cecon), no Bairro Novo Horizonte. Começaram nesta segunda-feira, 8 e segue até sexta-feira, 12, a capacitação da equipe de atendimento e a montagem dos kits biométricos.
No dia 16, pela manhã, será realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal, para apresentar como será o recadastramento a funcionários públicos, vereadores e representantes da sociedade civil organizada, além de tirar dúvidas. No mesmo dia, às 14h, o posto de atendimento será inaugurado, com o cadastramento do prefeito Jeová Andrade e vereadores do município. No dia 17h, a partir das 8h, começa o atendimento à população.
Recadastramento
Canaã e Parauapebas serão os dois primeiros municípios do Sul do Pará a contar com a tecnologia. A expectativa é de que o recadastramento seja concluído em nove meses. Cabe a prefeitura de Canaã disponibilizar um espaço para receber os eleitores, além de ceder servidores que vão auxiliar no atendimento. No período também serão emitidos novos títulos de eleitor e realizadas transferências de domicílio eleitoral.
O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores e garante mais segurança na identificação do votante, que é feita por meio de impressão digital, evitando que uma pessoa possa votar no lugar de outra. No Pará, o recadastramento já foi feito nas cidades de Ananindeua, Curuçá, Terra Alta, Paragominas, Barcarena, Capitão Poço, Castanhal, Peixe-Boi e Cametá.
A previsão do TRE é que até 2020 as eleições em todo o país ocorram em urnas biométricas. O recadastramento deve ser feito até 2017.




