Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, dezembro 18, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quadro clínico de tripulante de navio com variante indiana da Covid-19 internado no Maranhão é grave

Noticias Relacionadas

O indiano de 54 anos, internado em uma UTI de um hospital particular de São Luís com a variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617), permanece com quadro clínico grave. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na noite deste sábado (22).

O paciente foi entubado neste sábado após apresentar piora no quadro clínico. Ele está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio no qual era tripulante, MV Shandong da Zhi, chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia.


Em nota, a secretaria informou que os 23 tripulantes embarcados no navio estão assintomáticos e seguem em quarentena. O monitoramento tem sido feito por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIVES). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) monitora o caso.

Testagem

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ainda, que neste sábado, foram recebidas 102 amostras de pessoas que tiveram contato direto e indireto com os tripulantes do navio. A SES reforçou que não há confirmação de transmissão local da variante indiana.

As amostras serão processadas pelo Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA) e em seguida, enviadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, para sequenciamento genômico.

Ainda neste sábado, pelo menos 40 das 100 pessoas que tiveram contato com os tripulantes do navio, testaram negativo para a Covid-19. A informação foi confirmada por Carlos Lula, secretário estadual de Saúde e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Além do Maranhão, o Ceará monitora dois casos e o Pará outros dois casos suspeitos da cepa indiana.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias