A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com Instituto Paulo Montenegro/Ibope, Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará, a partir desta segunda-feira (19), a Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização).
A supervisora de Avaliação Educacional da Seduc e coordenadora da Avaliação ABC no Estado, Vera Lucia Gonçalves Pires, informou que no Maranhão a aplicação da avaliação acontecerá, nestas segunda-feira (19) e na sexta-feira (23), em 41 escolas de 24 municípios, em 14 Unidades Regionais de Educação (UREs).
Serão avaliados aproximadamente 1.610 alunos de 84 turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental. A avaliação, explica Vera Pires, verificará a qualidade da alfabetização das crianças que estão concluindo o ensino fundamental nas escolas das redes de ensino municipal, estadual e privada, apresentando como foco principal a verificação da qualidade da alfabetização dessas crianças.
A avaliação é uma iniciativa do Movimento “Todos pela Educação” que definiu para a sociedade metas a serem atingidas pela educação básica até 2022, das quais consta o objetivo de que toda criança esteja plenamente alfabetizada até os oito anos. Para isso serão aplicados testes de leitura, matemática e escrita em escolas sorteadas por meio do censo escolar, pois se trata de uma avaliação com participação amostral.
Vera Pires destaca que os resultados da avaliação em leitura e matemática serão apresentados na escala do Sistema de Avaliação da educação Básica (SAEB) e divulgados por unidade da federação.




