
800 alunos de Marabá que concluíram cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, receberam os certificados, na tarde de ontem . A solenidade, realizada nas dependências do Parque de Exposições, contou com a presença do prefeito João Salame Neto e de Luiz Muller, representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A presidente Dilma Rousseff enviou mensagem gravada em vídeo parabenizando os formandos.
Foram oferecidos 50 cursos de qualificação nas áreas administrativa, industrial, comercial, construção civil, operação de máquinas pesadas e produção rural. Todos foram ministrados em três turnos pelas instituições de ensino mantidas em Marabá pelo Sest/Senat, Senai e Senac, que formam o chamado “Sistema S” e tiveram carga horária variando entre 160 e 300 horas/aula. Ao todo, em 2013 foram formados 1.400 em Marabá. Com isso, a cidade assumiu o primeiro lugar no ranking dos municípios que mais formam e qualificam mão-de-obra no Pará, posto ocupado até novembro do ano passado por Santarém, na região do Tapajós.
Mensagem da presidente
A presidente Dilma Rousseff enviou uma mensagem em vídeo que foi exibida aos formandos. Logo no início de seu pronunciamento, enfatizando a importância do programa, Dilma afirma que o “Brasil que queremos se constrói pelo caminho da educação e do emprego”. Em seguida, a presidente disse que o Pronatec ao unir essas duas pontas, “criou a oportunidade que faltava para milhões de brasileiros e brasileiras como vocês, que querem alcançar um emprego qualificado, vencer na vida e ajudar o Brasil a ser um país cada vez melhor”.
Dilma citou números que impressionam. Segundo ela, em três anos, o Pronatec recebeu seis milhões e trezentas mil matriculas e até o final do ano serão oito milhões de matriculas. Esses números foram alcançados graças ao empenho daqueles que ela denominou de “grandes parceiros”, os professores, as escolas técnicas federais e o Sistema “S”.




