Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeto do novo Porto de Outeiro está na reta final

Noticias Relacionadas

Dentro de 15 dias, a Companhia Docas do Pará (CDP) finalizará o projeto de construção do Porto de Outeiro, que será o maior porto graneleiro do país. O antigo Porto da Sotave, desapropriado em 1988, dará lugar a quatro terminais de embarque, desembarque e armazenamento que serão arrendados para a iniciativa privada pelo prazo de 25 anos. O projeto será inicialmente analisado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e, em seguida, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa da diretora de gestão portuária da CDP, Socorro Pirâmide, é que a licitação dos terminais ocorra ainda este ano, e o porto entre em operação antes de 2014.

O projeto do Porto de Outeiro foi feito com a colaboração de organizações de indústrias e de agricultura e de governantes de vários estados. Importantes trades internacionais de indústrias alimentícias, como a Cargill – detentora da concessão do terminal de Santarém –, ADM e Dreyfus, além da brasileira Caramuru, estão interessadas no negócio. Até um instituto do governo coreano manifestou interesse na licitação.

‘Chegou a vez do Norte. Temos que ser inteligentes e vender logística de maneira ambientalmente sustentável’, comemora Pirâmide. O transporte hidroviário tem custo reduzido, representando menos de 20% do valor do transporte rodoviário. ‘A demanda mundial por alimentos é crescente e hoje o Brasil é o segundo maior fornecedor de alimentos para o mundo, principalmente com o aumento do poder aquisitivo da China’, observa a diretora. ‘O Porto de Outeiro vai inverter o fluxo hoje direcionado aos portos de Paranaguá e Santos’. (O Liberal)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias