Entre os meses de outubro de 2013 a abril de 2014 as equipes técnicas de Educação Ambiental e Comunicação Social da Eletrobrás Eletronorte estiveram em 24 municípios, sendo oito no Maranhão e 16 no Tocantins, para a execução de atividades com a população.
A medida é exigência da Licença de Operação nº 342/2003 do Ibama, que estabelece o serviço de implementação destes programas, cujos principais objetivos são informar e garantir uma boa convivência da população com as linhas de transmissão, além de orientar proprietários rurais e moradores sobre os riscos e cuidados fundamentais com a área de servidão – faixa de segurança ao redor das linhas de transmissão.
Ao Programa de Comunicação Social (PCS) coube elaborar e confeccionar toda a identidade visual do projeto, além de confeccionar peças publicitárias, como folder institucional e cartaz educativo. Já ao Programa de Educação Ambiental (PEA) competiu elaborar uma cartilha educativa para o público escolar e ministrar palestras em cada localidade contemplada pelo projeto, para o público escolar e produtores rurais.
Foram distribuídas à população cerca de 3.000 cartilhas e 3.000 cartazes educativos, 1.000 folders e 150 camisetas e, aproximadamente, 1.200 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino e 120 produtores rurais atendidos.
A ideia destes trabalhos foi deixar um legado à população, de forma a contribuir com a sustentabilidade e educação, além de garantir boa convivência da população com as linhas de transmissão, evitando acidentes e apagões. (Vanessa Cardoso)




