A metodologia do Programa Jovens Empreendedores, aplicada com sucesso em escolas da rede pública e privada no estado do Tocantins, termina mais uma etapa de transformação em 30 escolas da rede municipal de Araguaína. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi lançado em Araguaína, em agosto pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Durante três meses cerca de três mil crianças e adolescentes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental aprenderam os princípios básicos do empreendedorismo. Depois de 90 dias de atividades, dentro e fora da sala de aula, o programa tem a culminância nesta sexta-feira, dia 28, com a apresentação de trabalhos e produtos desenvolvidos durante o programa JEPP. O que foi produzido nas escolas foi colocado à venda pelos próprios alunos.
Para cada ano do ensino fundamental existe um tema específico, com uma metodologia que favorece o desenvolvimento da coletividade, despertando na criança as características inovadora e organizacional, com objetivo de fomentar um cenário para futuros empresários. O objetivo do JEPP é estimular o comportamento empreendedor de crianças e adolescentes, tornando-os protagonistas de suas próprias vidas. A metodologia do projeto, que possui abrangência nacional, tem como base dois eixos: o plano de negócios e o comportamento empreendedor.
“Para nós foi uma satisfação enorme firmar parceria com o SEBRAE. Poder juntos desenvolver este projeto que é de grande relevância, principalmente para os nossos alunos da rede municipal”, afirmou o secretário municipal de Educação de Araguaína, professor Jocirley Oliveira.
O analista técnico do SEBRAE, Wolney Nóbrega explicou que a ideia é fazer com que o aluno desenvolva seu talento empreendedor através da escola. “O estudante é a peça fundamental para perpetuar, aprender de forma organizada, o seu negócio através da própria formação”, detalhou o analista.
Projeto
O Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), foi criado pelo SEBRAE há mais de 10 anos em São Paulo e é um programa pioneiro no Brasil. O Programa é destinados aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O conteúdo é dividido em faixas etárias, envolvendo os jovens em dinâmicas que privilegiam a vivência do comportamento empreendedor. (ASCOM SEBRAE)




