Diversos profissionais de saúde de municípios do Bico do Papagaio estiveram reunidos nesta segunda-feira, 4, na abertura da Oficina Estadual sobre Programas e Ações da Atenção Básica e da Atenção Hospitalar e de Urgência. O evento é realizado pela Secretária de Estado da Saúde do Tocantins (Ses-TO), em parceria com o Ministério da Saúde. A ação foi realizada no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.
“Com oficina os profissionais poderão aprender e ajudar em cada município do Tocantins. As dificuldades existem, porém devemos fazer mais com menos, visando sempre à população. Temos que insistir, persistir e olhar o que podemos desenvolver no Sistema Único de Saúde (SUS) com garra e trabalho, a fim de sermos modelo para o Brasil”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir.
A oficina segue até nesta quarta-feira, 6. O encontro tem como objetivo capacitar gestores dos municípios para o debate junto às equipes em prol da qualificação da atenção básica, hospitalar e de urgência nos territórios, tendo em vista os eixos estruturantes: acesso, acolhimento, estrutura, gestão, processo de trabalho e resolutividade.
O evento promovido pelo Ministério da Saúde (MS) é direcionado aos profissionais da Atenção Básica do Estado do Tocantins e tratará sobre os programas e recursos.
Para o diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB), João Salame houve avanço na interlocução entre União, Estados e municípios. “Devemos identificar também as soluções não apensar os problemas. O SUS não é para o médico, enfermeiro ou técnico. É para a sociedade”, destacou.
Segundo ele, muitos municípios perdem recursos por não conseguirem acessar corretamente os programas do Ministério da Saúde. “Na maioria das vezes, isso acontece por falta de informação. Detectamos a importância de realizar as oficinas para capacitar os gestores e as equipes para que não se perca recurso que já é do município e qualificar os serviços”, frisou.




