Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Profissionais da saúde do Bico se reúnem em Oficina voltada para Atenção Básica

APOIO

Noticias Relacionadas

Diversos profissionais de saúde de municípios do Bico do Papagaio estiveram reunidos nesta segunda-feira, 4, na abertura da Oficina Estadual sobre Programas e Ações da Atenção Básica e da Atenção Hospitalar e de Urgência. O evento é realizado pela Secretária de Estado da Saúde do Tocantins (Ses-TO), em parceria com o Ministério da Saúde.  A ação foi realizada no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

“Com oficina os profissionais poderão aprender e ajudar em cada município do Tocantins. As dificuldades existem, porém devemos fazer mais com menos, visando sempre à população. Temos que insistir, persistir e olhar o que podemos desenvolver no Sistema Único de Saúde (SUS) com garra e trabalho, a fim de sermos modelo para o Brasil”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir.

A oficina segue até nesta quarta-feira, 6. O encontro tem como objetivo capacitar gestores dos municípios para o debate junto às equipes em prol da qualificação da atenção básica, hospitalar e de urgência nos territórios, tendo em vista os eixos estruturantes: acesso, acolhimento, estrutura, gestão, processo de trabalho e resolutividade.

O evento promovido pelo Ministério da Saúde (MS) é direcionado aos profissionais da Atenção Básica do Estado do Tocantins e tratará sobre os programas e recursos.

Para o diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB), João Salame houve avanço na interlocução entre União, Estados e municípios. “Devemos identificar também as soluções não apensar os problemas. O SUS não é para o médico, enfermeiro ou técnico. É para a sociedade”, destacou.

Segundo ele, muitos municípios perdem recursos por não conseguirem acessar corretamente os programas do Ministério da Saúde. “Na maioria das vezes, isso acontece por falta de informação. Detectamos a importância de realizar as oficinas para capacitar os gestores e as equipes para que não se perca recurso que já é do município e qualificar os serviços”, frisou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias