Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, dezembro 8, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Professores são selecionados para participar da Missão Pedagógica no Parlamento

Noticias Relacionadas

Os professores da rede pública estadual de ensino, Eciélia Maria Sousa, do Centro de Ensino Vinícius de Moraes, em São Luís e Relve Marcos Morais Sobreiro, do Centro de Ensino Presidente Castelo Branco, no município de Gonçalves Dias, foram selecionados para representar o Maranhão em Brasília, no período de 26 a 30 deste mês, no programa Missão Pedagógica no Parlamento.

O programa Missão Pedagógica no Parlamento foi criado pela Câmara dos Deputados com objetivo de oferecer aos educadores formação em educação para democracia. O programa visa à construção de uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

A cada edição do programa, são selecionados para o encontro presencial 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil – dois de cada estado e do Distrito Federal. As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.

“Foi uma grata surpresa ser selecionada. Gostaria de aqui conclamar meus colegas de profissão a participarem em outras edições do programa. Estou ansiosa para representar bem minha escola e meu Estado. Na realidade nossa escola com apoio da direção já trabalha esses conteúdos voltados para educação democrática. É por meio dessa prática pedagógica que alunos e toda a comunidade escolar exercem experiências de democracia gratificantes dentro e fora da sala de aula”, enfatizou a professora Eciélia Maria Sousa, aprovada na seleção do programa.

Durante a formação os professores participam de uma intensa semana de capacitação em Brasília, e também contam com módulos a distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados.

Da Seleção

Para participar do processo seletivo, o professor deveria atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou poder legislativo com seus alunos.

São também programas de educação para democracia, desenvolvidos pela: Câmara dos Deputados: Plenarinho, Estágio-Visita, Parlamento Jovem Brasileiro e Estágio Cidadão.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias