Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Produção pesqueira do Estado cresceu 850% em 15 anos

Noticias Relacionadas

O crescimento da produção de pescado no Tocantins foi de 850% no período de 15 anos, segundo a Estatística da Pesca e Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Em 1995, primeiro ano da série histórica disponível no site do MPA, a produção de pesca extrativista e aquicultura do Tocantins foi de 927 toneladas (t). Em 2010, subiu para 8.814 t. Ao longo desses 15 anos, o desempenho da produção tocantinense sofreu uma oscilação. Chegou a 4,8 toneladas em 1998, mas caiu para 2,4 no ano seguinte. De 2000 em diante, a produção só cresceu.

Na comparação entre os sete Estados da região Norte do País, o Tocantins aparece em 5º lugar no ranking da produção de pesca extrativista e aquicultura, bem atrás do primeiro colocado, o estado do Pará, com produção de 143 mil toneladas em 2010, conforme o MPA.

Potencial

De acordo com o superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Tocantins, Jozafá Maciel, o governo brasileiro almeja dobrar a produção pesqueira nos próximos anos, ampliando investimentos e exportações de pescado. Segundo Maciel, o Tocantins só tem a somar nesse processo.

Somente para o lago formado pela Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado), é projetada uma produção anual de 168 mil toneladas de peixes. “Com o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, temos um norte a seguir e uma meta a alcançar, e o Tocantins tem uma parcela significativa de responsabilidade nisso”, avalia.

Segundo o superintendente, a aquicultura vem sendo exercida na exploração e aproveitamento dos lagos formados por usinas hidrelétricas, cursos d’água e nos sistemas de represamento com captação de água da chuva e armazenamento em tanques escavados. Uma alternativa sustentável que é a mais utilizada em grandes áreas de piscicultura no Estado para reprodução e criação de peixes. (Débora Ciany, colaborou Valéria Kurovski – Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias