Com o objetivo de fomentar o crédito para pequenos empreendedores de todo o Tocantins, o Governo do Estado, por meio do Prodivino – Instituto Social Divino Espírito Santo, assinou nesta terça-feira, 20, na sede do Instituto, um termo de convênio com a Caixa Econômica Federal, para liberação dos recursos do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.
O crédito começa a ser liberado em 2013. O valor mínimo é de R$ 300 e o máximo de R mil, com prazo para pagamento de 4 a 24 meses, sem carência e taxa de 0,64% a.m. Podem participar micros empreendedores, formais e informais, de todo o Estado. Com o convênio, o Prodivino começa a qualificar equipes para cadastramento e liberação dos recursos do novo crédito. De acordo com o presidente do Prodivino Isamar Moraes Ribeiro (Mazinho), o Órgão terá um agente de crédito em cada um dos municípios do Tocantins para efetuar cadastros e liberação dos finaciamentos. “A proposta é fomentar o crédito para os 139 municípios tocantinenses”, disse Mazinho.
Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado
O microcrédito produtivo orientado é o crédito concedido para o atendimento das necessidades financeiras de pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, utilizando metodologia baseada no relacionamento direto com os empreendedores no local onde é executada a atividade econômica.




