Com a chegada da Black Friday, a Superintendência de Defesa e Proteção do Consumidor do Tocantins (PROCON) intensificou a fiscalização de preços em Araguatins e Tocantinópolis. Entre os dias 5 e 8 de novembro, a operação acompanhou estabelecimentos para assegurar que as promoções ofereçam descontos reais aos consumidores.
Ao todo, foram monitorados produtos, abrangendo desde itens eletrônicos, como celulares e notebooks, até utensílios domésticos e móveis. A ação visa coibir práticas de publicidade enganosa, garantindo que os preços praticados durante a Black Friday reflitam de fato descontos e não aumentos disfarçados.
“O Código de Defesa do Consumidor assegura a proteção contra práticas enganosas, especialmente em datas como a Black Friday, quando há um aumento significativo na busca por produtos. A fiscalização nos ajuda a garantir que o consumidor em Araguatins, Tocantinópolis e demais cidades do Tocantins possa aproveitar as promoções de forma segura e informada”, explicou Magno Silva, superintendente interino do PROCON.
Retorno aos Estabelecimentos
No dia 29 de novembro, os fiscais do PROCON retornarão aos locais monitorados em Araguatins e Tocantinópolis com os dados coletados, comparando os preços praticados antes e durante a Black Friday. Caso sejam identificadas irregularidades, como preços superiores aos de referência, as empresas estarão sujeitas a autuações.