O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, participou da solenidade de posse dos novos dirigentes que estarão à frente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) para o biênio 2019-2020, nesta terça-feira (15). O conselheiro Francisco Sérgio de Souza Leão foi empossado como novo presidente do TCM-PA, recebendo o colar presidencial do conselheiro Daniel Lavareda, que presidiu a Corte de Contas nos anos de 2017 e 2018. Estiveram presentes membros, servidores, deputados estaduais, deputados federais e prefeitos.
Além do novo presidente, os novos dirigentes do TCM-PA eleitos para o biênio 2019-2020 são o conselheiro José Carlos Araújo para vice-presidência e conselheiro Cezar Colares para a Corregedoria da Corte de Contas.
Nélio destacou a importância da parceria do Tribunal com a Federação, mostrando mais uma vez que a Famep está à disposição dos novos dirigentes, para que juntos, possam lutar pelo desenvolvimento dos municípios do Pará, “Ressalto com satisfação os avanços do Tribunal de Contas dos Municípios, principalmente no sentido de orientar, de dar o devido apoio pedagógico aos municípios paraenses, ressalto ainda, os investimentos usados na área tecnológica, que disponibilizaram vários sistemas de auxílio aos municípios na hora da prestação de contas, desburocratizando o procedimento ao utilizar a plataforma digital para transferência dos arquivos. Outro sistema implantado foi o de controle de pessoal, o qual favorece a relação entre os municípios e o TCM, sem falar no TAG Transparência. É uma grande honra para a Famep participar junto com o Tribunal dessa nova era de capacitação e desenvolvimento aos nossos municípios”, Disse o presidente da Famep.
O ex-presidente do TCM, Daniel Lavareda, em nome de todos os prefeitos, saudou o presidente Nélio pelo apoio e parceria que vem travando junto ao Tribunal e finalizou suas considerações agradecendo pelos dois anos de intenso trabalho, destacando que nada do que foi feito seria possível sem o apoio de seus conselheiros e parcerias institucionais que foram imprescindíveis em sua gestão.
Segundo pronunciamento do novo presidente, conselheiro Sérgio Leão, após o resultado das eleições ocorridas em dezembro passado, a nova gestão fortalecerá os atuais projetos e serviços do TCM-PA, aproximando ainda mais a instituição dos jurisdicionados e de toda sociedade.
Leão destacou que Lavareda deixou a presidência aliviado e seguro de que executou sua missão com eficiência “No momento que entro, tenho todo o peso da responsabilidade e da continuidade daquilo que esta sendo construído ao longo de dezenas de anos nesse Tribunal, tijolinho por tijolinho, por cada um que passou pele presidência e gestão deste Tribunal e deixou sua marca, deixou sua vida, sua experiência e seu tempo e, essa é a responsabilidade de quem entra, responsabilidade de assumir o passado, o presente e tentar olhar para o futuro, para que a instituição consiga responder aos anseios da sociedade que esta cada vez mais aparelhada eletronicamente, para que possamos responder isso com presteza”, disse o presidente. (Fernanda Cirino)




