A assessoria da deputada federal, Professora Dorinha (DEM) informou na manhã desta quarta-feira, 22, que a parlamentar já perdeu o equivalente a R$ 5 milhões de emendas porque as Prefeituras Municipais para quais destinou os recursos estavam com pendências junto ao Governo Federal ou por não cumprirem a cláusula suspensiva dentro do prazo. Entre os municípios estão, Araguatins e Tocantinópolis.
Segundo a assessoria da parlamentar, o município de Araguatins perdeu R$ 1.355.282,26 por estar irregular no Serviço Auxiliar de Informação e Transferência Voluntária (CAUC), no ato de assinatura de contrato com a Caixa Econômica Federal nos anos de 2012, 2013 e 2014. Esse recurso perdido era para obras de pavimentação urbana e ampliação do estádio João de Deus.
Já o municípios de Tocantinópolis, perdeu recursos por estar também inadimplente, mas não detalhou o valor e destinação do recurso.
Regularização
A regularização deve ser feita junto ao órgão competente pela inserção da inadimplência da prefeitura no CAUC. Professora Dorinha explicou que essas pendências prejudicam o trabalho do parlamentar, que destina a emenda e faz gestão para que ela seja paga e não consegue e, principalmente, a população que fica sem o benefício.
“Semanalmente recebemos visitas de prefeitos pedindo apoio para liberação de emendas em várias áreas. Nós trabalhamos para atender essa demanda, mas se a prefeitura está inadimplente, tanto o trabalho do deputado quanto o recurso são desperdiçados e os principais prejudicados são os moradores daqueles municípios que ficam esperando por melhorias. É imprescindível que as prefeituras se regularizem”, disse.




