Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prefeitos criam União Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico

UNBIP

Noticias Relacionadas

Prefeitos presentes ao encontro nesta quarta-feira, 25.

Nesta quarta-feira, 25, prefeitos que compõem a região do Bico do Papagaio, que compreende 26 municípios, se reuniram em Axixá do Tocantins e fundaram a União Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (Unbip), entidade que substituirá o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (Ambip).

Estiveram presentes os prefeitos de Tocantinópolis, Paulo Gomes (PSD); Augustinópolis, Júlio Oliveira (PRB); Ananás, Valber Saraiva (PSDC); Axixá, Damião Castro (PMDB); Sítio Novo, Alexandre Farias (SD); Esperantina, Dr. Armando (PP); São Bento, Ronaldo Parente (PSB); Itaguatins, Ivoneide Barreto (PR); Nazaré, Elvira Araújo (PV); São Miguel, Elisangela Alves (PR); Maurilândia, Leoneide Sobreira (PR); Sampaio, Armindo Cayres (PR); São Sebastião, Professor Adriano (PT); Aguiarnópolis, Ivan Paz (PRB); Carrasco Bonito, Carlos Alberto (PP) e Piraquê, Eduardo Sobrinho (PMDB).

Outra grande novidade da instituição será a inclusão dos municípios de Xambioá, Wanderlândia e Piraquê. Xambioá geográfica e historicamente pertencente a região, mas não fazia parte da antiga Ambip. Já Wanderlândia e Piraquê, estão em uma situação de transição, pertencem oficialmente a região norte do estado, mas com grandes ligações com o Bico do Papagaio, desde fronteiras e relações intermunicipais.

Damião Castro foi escolhido presidente da Unbip

Após a criação da Unbip, foi eleita a diretoria tendo os prefeitos, Damião Castro, como presidente; Eduardo Sobrinho, vice-presidente; Júlio Oliveira, tesoureiro e Ronaldo Parente, secretário geral.

Em sua fala, o prefeito de Axixá e agora presidente da Unbip, Damião Castro, falou da importância da entidade. “O Bico é uma região importante para o estado do Tocantins. As dificuldades dos municípios integrantes são sempre bem parecidas. Ao invés de buscarmos soluções de maneira isolada, a Unbip servirá de meio aglutinador das demandas conjuntas. Melhor atuarmos de maneira coordenada e unida, do que agirmos isoladamente”, disse.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias