A Câmara dos Vereadores de Soure, na Ilha do Marajó, nordeste do Pará, revogou nesta quinta-feira (3) o afastamento do prefeito João Luiz Melo (PT), que deve reassumir a prefeitura do município após ficar 24 dias afastado do cargo. Dos nove vereadores do município, sete votaram a favor da revogação do afastamento. Melo está em em Belém, e deve retornar a Soure nesta sexta-feira (4).
Em junho deste ano, manifestantes protestaram contra administração de João Luiz, cobrando mais investimentos para a saúde pública, o saneamento básico e a educação no município, resultando no afastamento do prefeito.
De acordo com informações da Polícia Militar, manifestantes tentaram invadir a casa de João Luiz durante os protestos, e o município recebeu reforço policial. Em sessão especial realizada na Câmara Municipal no dia 10 de junho, os vereadores decidiram afastar o prefeito e cumpriram um acordo firmado com os manifestantes, no qual a vice prefeita e a mesa diretora da câmara se recusariam a assumir a prefeitura.
No dia 16 de junho o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) apresentou um pedido para que o Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) nomeasse um interventor para o município. (G1 PA).




