O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, e todos os secretários do município, participaram nas última sexta-feira, 10, de um workshop para “fortalecimento da capacidade de gestão”. O curso foi coordenado pelo ex-secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Estado do Pará, David Leal, e sua equipe, formada por profissionais com experiência ampla na gestão pública.
O objetivo é elaborar um plano de desenvolvimento para o município nos próximos 15 anos. Segundo Davi, a ausência de uma preocupação com planejamento é uma “realidade em todo o Brasil”. “Com isso, o município perde. É preciso ter um foco”, destaca.
O coordenador destacou que ser um polo minerador é uma oportunidade para que Canaã se planeje e desenvolva outras atividades econômicas. “O município tem essa vocação, mas a gente sabe do impacto negativo que isso pode gerar. É preciso ter a mineração como aliada para que Canaã se desenvolva junto”.
O workshop também abordou estratégias para a busca de parcerias com o governo do Estado e o governo federal, com atividades interativas. Para David Leal, com planejamento, “Canaã pode ser considerado um modelo de desenvolvimento já nos próximos cinco anos”. “Tem tudo para se destacar”, avalia.




