O prefeito de Marituba, região metropolitana de Belém, Jesus Bertoldo Couto, foi afastado do cargo pela Justiça nesta quarta-feira (12). O motivo foi o atraso no pagamento dos salários dos servidores do município.
A determinação judicial é do juiz de Direito Titular da 1ª Vara, Homero Lamarão Neto. Ele decretou ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal do prefeito. A prefeitura tem até 15 de dezembro para regularizar a situação salarial dos servidores.
O vice-prefeito de Marituba, Francisco Poeta, garante que a determinação será cumprida. Ele assumiu a prefeitura mas não soube explicar o motivo do atraso nos pagamentos.
“Não consigo dar uma resposta, por que os salários não foram pagos. A gente constatou que existe o dinheiro. Por quê os servidores não foram pagos eu não posso dar uma resposta. Estamos trabalhando na constituição da folha e vamos cumprir a determinação judicial”, diz.
Segundo a justiça, os repasses federal e estadual estão em dia e a prefeitura recebeu os recursos para pagar os funcionários. Nas últimas semanas, os servidores municipais foram às ruas de Marituba para reivindicar o pagamento do dinheiro.
O porteiro da Secretaria de Agricultura do munícipio, Paulo Dias, diz não receber os proventos desde setembro. “A gente vai, trabalha, se esforça e não direito de receber nosso salário”, diz.
A professora Petrolina Santiago ainda não recebeu os salários de outubro, novembro e a primeira parcela do 13º. Ela diz que as dívidas se acumulam. “Não sei mais o que fazer. Não tenho mais para quem pedir dinheiro, porque a gente fica com vergonha de pedir dinheiro emprestado”, diz.
O prefeito afastado do cargo não foi localizado para falar sobre o assunto. (G1)




