O PTB, partido do prefeito Duciomar Costa, marcou encontro para o próximo sábado para bater o martelo em torno da candidatura de Anivaldo Vale, do PR, à Prefeitura Municipal de Belém (PMB). Depois de muitas idas e vindas parece que o prefeito enfim definiu mesmo o nome que receberá apoio oficial para a sucessão municipal. Vale é o atual vice-prefeito da capital paraense.
Ontem, nenhum integrante do PTB foi encontrado para falar da candidatura, mas por meio da assessoria de imprensa, Anivaldo confirmou o evento de sábado e classificou a reunião como “ponto de partida para a campanha”.
A candidatura do vice-prefeito é a grande surpresa no cenário político de Belém nessa fase pré-campanha. Duciomar Costa, principal cacique do PTB no Pará, chegou a flertar com ex-secretário de Saúde do município, Sérgio Pimentel, que era apontado como o favorito do prefeito para a disputa.
Sentindo que não teria o apoio oficial para ser o candidato petebista, contudo, Pimentel se desfiliou da legenda e foi buscar abrigo no PSL, legenda que já lançou seu nome como pré-candidato à prefeitura. Em seguida, Duciomar Costa se aproximou do ex-governador Almir Gabriel que, depois de se desfiliar do PSDB (onde ficou por mais de 20 anos) assinou a ficha do PTB e chegou a gravar programas no horário eleitoral gratuito do partido.
Há cerca de dois meses, contudo, o prefeito começou a dar sinais de que Almir não seria mais seu candidato e admitiu, em entrevista ao DIÁRIO, que gostaria de ter Anivaldo como o nome a receber o apoio do PTB na disputa. Desde então, Almir não se manifestou publicamente sobre a candidatura.
Desistência
Segundo Duciomar, a desistência teria partido do próprio ex-governador e da família deste, preocupada com o desgaste da campanha sobre a saúde de Almir Gabriel, de 80 anos.
A escolha de um nome de fora do PTB enfrentou resistências dentro da legenda, em especial da bancada na Câmara Municipal de Belém. A confirmação do evento de sábado, contudo, pode sinalizar que as arestas foram aparadas. (Diário do Pará)




