O Governo do Tocantins, a Prefeitura de Praia Norte e a empresa Autologística Eurolatina Serviços Ltda assinam nesta terça-feira, 12, o Protocolo de Intenções visando a construção do Porto de Praia Norte, no Rio Tocantins. A solenidade será realizada às 9, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia. Na mesma ocasião será apresentado o anteprojeto do Porto e Centro Logístico de Aguiarnópolis, que dará sustentação logística ao porto fluvial.
O projeto é privado, a cargo da empresa brasileira Autologística Eurolatina Serviços Ltda, mas conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Praia Norte, que cederá o terreno para sua implantação. O empresário alemão Klaus Weyand já esteve no Tocantins para apresentar resultados de estudos realizados pela Eurolatina sobre as condições de navegabilidade do Rio Tocantins – viabilidade técnica – e de construção porto.
Pelo projeto ainda em andamento, o Porto de Praia Norte será destinado ao embarque, desembarque e transbordo de mercadorias, enquanto o Centro Logístico de Aguiarnópolis deverá funcionar na Plataforma Multimodal desse município para conexão futura do porto fluvial à Ferrovia Norte-Sul. Esse centro vai dispor de estrutura de armazéns e distribuição de mercadorias.
Klaus Weyand e técnicos da Eurolatina vão cumprir agenda no Estado até o dia 15 de janeiro, acompanhados do diretor de Atração de Fomento da SIC – Secretaria de Indústria e Comércio, Iapurê Olsen e do diretor do Departamento de Fruticultura e Silvicultura da Secretaria da Agricultura, José Américo. Acompanha o grupo uma equipe de TV alemã, que dará cobertura especial ao projeto. Os contatos visam a coleta de subsídios sobre investimentos potenciais e possibilidades de cargas.
Nesta segunda-feira, 11, eles terão reunião com representantes da Bunge, em Palmas, e à tarde participam de reunião na cidade de Miracema com a Steio, empresa que fomenta o plantio de eucalipto para reflorestamento visando a produção de biomassa para embarque.
Já na terça-feira, 12, após a assinatura do Protocolo de Intenções, a equipe viaja para Carolina/MA, onde terá reunião na próxima quarta,13, às 14 h, com o empresário Pedro Irã, proprietário da Pipes (Pedro Irã Pereira do Espírito Santo), que atua no ramo de navegação, entre outras atividades. Em seguida, o grupo se desloca para Estreito/MA, para nova reunião, desta vez com representantes do Ceste – Consórcio Estreito Energia, responsável pela construção da usina hidroelétrica de Estreito.
Na quinta-feira, 14, Klaus Weyand e sua equipe participam de reunião na empresa Tobasa, em Tocantinópolis, região Norte do Estado. E para finalizar, no dia 15, sexta-feira, o grupo visita Praia Norte, local de construção do porto fluvial, com sobrevôo nessa região e sobre Marabá e Tucuruí (eclusas). O retorno para São Paulo será no dia 15, via Imperatiz/MA. (Luiza Renovato)
tem certas coisa que nao entendo, araguatins maior cidade da regiao com maior infraestrutura com mais condicoes que qualquer cidade da regiao nao colocam ese projeto em araguatins!!
QUEM MANDA NAO TER DEPUTADO, SE TIVESEM ELEITO O ROGER TOLENTINO A COISA SERIA DIFERENTE POIS TERIAMOS UM GRANDE DEPUTADO DEFENDENDO ARAGUAS POIS ELE É COMPROVADAMENTE INTELIGENTE E CAPAZ.
Entenda Paulo.
Não é porque Araguatins é maior que as outras, que esses tipos de projeto tem de ir pra ai, motivo, as outras cidades também tem que se desenvolver não acha? Araguatins e Augustinópolis são as mais desenvolvidas e estatisticamente relacionadas a população, estão no mesmo nível de desenvolvimento, a diferença é a população das duas… e se todos projetos maiores for pra Araguatins ou pra Augustinópolis, as outras ficam onde?
Defendo e aprovo a aplicação deste projeto. Nasci em Araguatins, moro em Augustinópolis, e vivo nessas duas cidades!!!