
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) iniciou, neste mês, a entrega de armas cauteladas aos policiais penais do Tocantins. Nesta fase, além do cautelamento pessoal das armas de fogo, coordenada pelo Departamento de Controle de Armas e Munições (Decam) do Sistema Penal, os policiais penais também passam por uma instrução de segurança e testagem para conhecer o novo armamento.
Nesta terça-feira, 15, foi a vez dos policiais penais da Região Operacional Administrativa I receberem a pistola e passarem pelo treinamento, englobando a Unidade Penal Regional de Araguatins, Unidade Penal de Augustinópolis e Unidade Penal de Tocantinópolis.
O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, explicou que estas armas cauteladas, agora entregues, foram repassadas para a Seciju pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa, para atender a demanda dos policiais penais, prestando a melhor segurança e aparelhamento. “Policiais treinados e bem equipados viabilizam um Sistema Penal mais seguro para todos. Esta é uma preocupação do Governo do Tocantins e do nosso governador, que disponibilizou 935 armas voltadas aos policiais penais em razão da atividade-fim de segurança, distribuídas de acordo com a legislação vigente, como forma de prestar todo aparato necessário para que continuem realizando um trabalho de excelência”, frisou.
O policial penal Herberson Vieira, destacou que a ação valorizar os servidores e representa uma conquista importante, pois traz mais segurança. Eles tambéma gradeceu o governador em exercício, Wanderlei Barbosa; o secretário, Deusiano Amorim e ao secretário executivo, Gilson Silva.




