Um homem identificado como Ronaldo Viana Maciel foi agredido por policiais militares em Itaituba, sudoeste do Pará, na última sexta-feira (4). De acordo com o boletim de ocorrência registrado na delegacia de Itaituba, Maciel foi abordado em uma blitz da PM, após o jogo entre Brasil e Colômbia, por estar conduzindo uma moto sem capacete e aparentemente alcoolizado.
As imagens (veja vídeo acima) mostram que ele se aproxima dos policiais e recebe uma nuvem de spray de pimenta no rosto para, em seguida, é imobilizado pelas costas. O homem reage, e consegue jogar o policial no chão. Enquanto os dois lutam, outro policial acerta Maciel com um cassetete. Quando o suspeito solta o primeiro policial, este levanta e começa a desferir socos, derrubando a vítima, que recebe ainda um chute na cabeça.
Maciel começa a sangrar e a população grita, pedindo para que ele seja levado para um hospital. A vítima resiste à prisão e recebe uma joelhada, até que outros policiais chegam e ele é algemado. Após a briga, Maciel foi levado para um presídio em Itaituba.
“É importante ressaltar eu o inquérito policial ainda não foi concluído, está e aberto. Estamos tomando o depoimento das testemunhas. Dependendo do que for verificado, o contexto da situação, as análises das filmagens, vamos fazer nosso relatório policial em cima disso, sendo totalmente imparcial com os agentes envolvidos no fato”, afirmou o delegado delegado José Dias Bezerra.
Segundo a Polícia Militar, o comando de policiamento da região abriu um inquérito para apurar a conduta dos policiais militares. Eles foram afastados e devem permanecer fora de serviço enquanto durar a investigação. (G1 PA).




