Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, dezembro 14, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Perdido com onda de violência, Siqueira troca secretário de Segurança

Noticias Relacionadas

Sem títuloEm meio a um cenário de insegurança e violência em todo o  Estado, o governador Siqueira Campos (PSDB) anunciou nesta segunda-feira, 13, a troca do secretário de Segurança Pública. Para o público e imprensa o governador disse que o ex-secretário, João Fonseca Coelho, pediu exoneração por questões pessoais e foi substituído pelo delegado José Eliú de Andrada Jurubeba, que era Delegado Chefe da Polícia Civil. Siqueira também assinou a Medida Provisória nº 10, que cria o Conselho Superior de Segurança Pública (CSSP).

Siqueira Campos informou aos presentes que o CSSP vai ter como funções fiscalizar e propor ações que potencializem a atuação do Poder Público no combate à violência. “Esta é uma iniciativa de todos nós. Eu não poderia deixar de envolver todas as entidades responsáveis, nesta discussão importante”, enfatizou.

Uma onda de violência vem assombrando o Estado do Tocantins, com assassinatos, estupros, roubos a bancos e correios, furtos e pistolagem. Ao passo que a criminalidade cresce vertiginosamente o Governo do Estado não consegue dar respostas a sociedade que vive a insegurança nas ruas e dentro de casa.

Apesar da necessidade de urgência no funcionamento do CSSP, não foi informada nenhuma data para início dos trabalhos. Segundo o governo, somente após indicação dos membros por parte das instituições é que deve ser marcada a primeira reunião.

Membros

Para compor o novo conselho foram escolhidos o secretário de Segurança Pública, portanto, José Eliú. O secretário de Defesa Social do Estado, Nilomar dos Santos Farias. Os comandante gerais da Polícia Militar e do Bombeiros, coronel Luiz Cláudio Gonçalves Benício e o coronel Erli Lemes de Lima. O secretário chefe da Casa Militar do Estado, tenente-coronel Alfrenésio Martins Feitosa e o procurador geral do Estado, André Luie Justiça do Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha.

Vão completar a lista um membro do Tribunal de Justiça, um da Assembleia Legislativa, um do Ministério Público do Estado (MPE-TO), um da Ordem dos advogados do Brasil (OAB), um da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e um da União de Vereadores do Tocantins (UVT). Todos serão indicados pelos representantes dos respectivos órgãos. A procuradora geral de Justiça, Vera Nilva Alvares, do MPE-TO, já adiantou que o indicado da instituição será o procurador de justiça José Omar de Almeida Júnior.

Secretário

O novo secretário de Segurança Pública do Tocantins, José Eliú de Andrada Jurubeba, afirmou que ainda não tem nenhuma medida decidida por ele para ser colocada em ação de imediato. “Nós vamos continuar com os projetos da gestão anterior. Vamos dar continuidade nos trabalhos de prevenção realizados, e o combate ao crime através da área de inteligência” afirmou.

Concurso da PM

Eduardo Siqueira disse ao Jornal do Tocantins que o governo já estuda medidas para aumentar o quadro efetivo da polícia militar no Estado. Sobre o uso de reservistas para exercer funções policiais, o secretário preferiu não se posicionar por ser tratar de um assunto “técnico”. “Essa discussão ficará por conta do novo conselho, do novo secretário e do comandante geral da polícia” destacou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias